Principais Benefícios do Aquarismo

Quem tem um aquário em casa ou no local de trabalho já deve ter usufruído dos principais benefícios do aquarismo. Mais do que um hobby, é uma paixão que move milhões de pessoas ao redor do mundo.

Quando bem cuidado e planejado, o ambiente de um aquário se incorpora ao ambiente do seu imóvel, criando um espaço único, estiloso e cheio de vida.

Mas ter um aquário vai muito além de composição de ambientes internos e externos. Listamos abaixo os principais benefícios do aquarismo para a nossa vida. Vamos a eles?

1. Bom para o stress do dia a dia

Quando observamos os movimentos calmos dos peixes em um aquário, certamente nos sentimos muito mais tranquilos e em paz. Essa sensação gostosa é altamente eficaz na luta contra o estresse acumulado do dia a dia.

Um estudo realizado na década de 80 mostrou que possuir aquário dentro do consultório diminuiu em mais de 12% os níveis de ansiedade dos pacientes, eles também relataram que observar o aquário durante a cirurgia aumentou o grau de relaxamento.

Contemplar um aquário ajuda a diminuir batimentos cardíacos e também diminui a pressão arterial que induzem ao relaxamento e diminuição do estresse.

2. Perfeito para quem sofre de insônia

Quem sofre de insônia pode encontrar no aquarismo um remédio natural quase milagroso. Isso porque os movimentos calmos e elegantes dos peixes enquanto nadam são grandes potenciadores do sono. Ao observamos a vida lá dentro de um aquário, sentimos o sono chegando aos poucos e naturalmente.

3. Estimula a criatividade

O processo inicial de projetar um aquário é uma porta aberta à imensidão sem limites da nossa criatividade. Das cores das lâmpadas ao formato do aquário, do local escolhido às decorações e os tipos de peixes que habitarão o aquário. A criatividade é estimulada de forma agradável, sendo um reflexo sutil dos gostos pessoais e personalidade de quem monta o aquário.

Hoje em dia é possível montar verdadeiras obras de arte dentro de um aquário onde replicamos cenários encontrados na natureza, com rochas, troncos, cascalhos, areias e plantas. Tudo extraído da criatividade experiências.

4. Enriquece o conhecimento

O aquarismo é um universo enriquecedor de conhecimento. Precisamos nos informar a respeito de cada uma das espécies que possuímos. Tudo tem de ser pesquisado, escolhido e calculado em função das necessidades dos peixes: condições ideais de temperatura da água, parâmetros, alimentação, comportamento, intensidade da luz. São vastos os tópicos que ajudam a manter a mente do aquarista sempre saudável, jovem e bem informada.

Projeto Aquário

Sabendo muito bem de todos os benefícios que acabamos de ver, Thiago Cruz – diretor aqui da Escola de Aquário e médico veterinário responsável pela loja Aquarius Hobby – fundou o Projeto Aquário. Sua finalidade é promover o aquarismo gratuitamente para crianças carentes, idosos, adictos, presidiários e pessoas com comprometimento intelectual. Além disso, o Projeto Aquário facilita a aquisição de animais e equipamentos com valores mais acessíveis, praticamente a preço de custo. Seu propósito é levar o Aquarismo para o próximo nível: o status de Terapia Ocupacional.

Gostou e quer saber mais sobre o Projeto Aquário?

Basta clicar aqui e você será redirecionado(a) à página com todas as informações de como fazer parte desse projeto. Não fique de fora dessa!

Gostou dos benefícios do aquarismo e quer começar o seu próprio aquário?

Aqui mesmo no nosso blog você terá acesso a uma série de artigos super explicativos que ajudarão você a iniciar e expandir o seu hobby em aquarismo, seja em um aquário de água doce ou de água salgada. Boa leitura e bom início de hobby!

Como montar meu primeiro aquário
O que não fazer quando montar seu primeiro aquário
Como comprar seu primeiro peixe
Como montar um aquário marinho – Parte 1/2
Como montar um aquário marinho – Parte 2/2
O que são Parâmetros no Aquarismo e quais os principais para Água Doce?
Cuidados com seu aquário
O que é manutenção?

Gostou do nosso artigo ou gostaria de compartilhar conosco a importância do aquarismo em sua vida? Deixe o seu comentário aqui mesmo na página deste artigo ou através da nossa página de Contato clicando aqui.