Como montar um lago ornamental – Parte 3/3

Como montar um lago ornamental – Parte 3/3

Encerrando nosso especial Como montar um lago ornamental – Parte 3/3, desta vez nós do Blog Escola de Aquário vamos colocar em prática tudo o que vimos até aqui. E vale lembrar que todas as fotos que ilustram nosso artigo são da nossa parceira para a criação de lagos ornamentais Aquarius Hobby. Clique aqui e acesse o site!

.

Confira os dois artigos anteriores do nosso especial!
– Como montar um lago ornamental – Parte 1/3
– Como montar um lago ornamental – Parte 2/3

Demarcação do perímetro

Antes de começar a cavar, é importante demarcar o perímetro do lago. Utilize pedras, cal, spray branco, areia ou qualquer material que dê o formato desejado. E assim você consegue ter uma visão geral que goste.

Não esqueça que o local onde o lago vai ficar pode influenciar diretamente na facilidade ou dificuldade de manter a água cristalina, confere na parte 2 desse artigo onde passamos mais detalhes.

O formato pode ser oval, forma de oito, forma de gota ou forma de feijão, mas a verdade é que você pode criar o formato que desejar. Evite cantos muito isolados, mas caso o lago tenha esses cantos, utilize uma bomba de circulação interna para que a água não fique parada nesse ponto.

Na foto abaixo mostramos um exemplo, onde você pode tirar uma foto e fazer a marcação com o próprio celular, muito simples:

Determinado o perímetro, chegou a hora de colocarmos a mão na massa!

Cavando o buraco

A primeira dica é não cavar as paredes do buraco em ângulo de 90 graus. Opte por paredes inclinadas de pelo menos 80 graus, se cavamos às paredes do lago com um ângulo de 90 graus fica difícil de posicionar as pedras que ficam no entorno, e se fizermos uma parede de 45 graus fica parecendo uma praia e a parede ocupa muito espaço.

Esses cuidados são essenciais na hora de aplicar as pedras de acabamento, a fim de evitar o desmoronamento das paredes de terra.

Além disso, diante da possibilidade da água da chuva escorrer para dentro do lago, trazendo consigo sujeiras, faça uma elevação de pelo menos 10 cm em todo o contorno, no formato de uma lombadinha.

A metragem adicional na manta precisa ser levada em consideração, por conta da vala no entorno do fundo ou da lombada no estorno superior.

Tendo isso em mente, remova toda a terra dentro do perímetro demarcado anteriormente. Nesta etapa, é muito importante ficar atento às raízes de árvores. Se forem muito grandes e estiverem próximas do lago, recomendamos que você não construa o seu lago nesse local. Esta dica pode parecer frustrante, mas conforme os anos, a manta pode ser danificada pelas raízes das árvores e as folhas que caem naturalmente também comprometem a qualidade e filtragem da água.

Com o formato do lago já definido e cavado, vamos calcular as medidas da manta para a impermeabilização. Para tanto, vamos utilizar a seguinte fórmula (todas as medidas em metros):

– Comprimento da manta: Comprimento do lago + (2 x profundidade) + 0,4m

– Largura da manta: Largura do lago + (2 x profundidade) + 0,4m

Então vamos dar um exemplo:

Seu lago vai ter um tamanho aproximado de 3 metros de comprimento, 2 metros de largura e 50 cm de altura. (É recomendado lagos com profundidade entre 40 e 60 cm no máximo),

Conta comprimento: 3m + 1,0m + 0,4m = 4,4m total
Conta largura: 2m + 1,0m + 0,4m = 3,4m total

Sendo assim o mínimo necessário será uma lona de 4,4m por 3,4m. Vale ressaltar que as lonas são vendidas normalmente por metro linear e têm uma largura padrão.

São 4 as medidas de mantas de EPDM disponíveis no Brasil: 3m, 6m, 9m e 12m. Recomendamos que você utilize a largura ou comprimento da manta correspondente à largura da bobina. É fundamental otimizar as medidas do lago conforme as dimensões das mantas disponíveis.

Resumindo, você teria de comprar 3,5m da manta de 6m de largura (igual a 21 metros quadrados) para ter lona suficiente para seu lago e não correr o risco de ficar faltando. Então para não correr o risco de perder muita lona, é interessante pensar no lago, tendo em vista quanto vai precisar de lona no final.

Conte com a ajuda de alguém

Com um peso de aproximadamente 1,4Kg/m2, a manta de EPDM pode ser complicada de ser carregada por apenas uma pessoa. O ideal é contar com a ajuda de alguém durante todas as etapas de construção do seu lago. Até mesmo porque, o peso da manta pode facilmente ultrapassar os 200 kg dependendo das medidas do lago!

Para que a manta cubra o buraco de forma perfeita, será preciso arrumá-la diversas vezes conforme necessidade. Trave a manta com pedras grandes nos cantos, corte o excesso e deixe ao menos 20 cm fora do limite do lago. Essa sobra só será vista nesta etapa, visto que ela será coberta por pedras para garantir boa fixação.

A nossa próxima etapa será proteger a manta EPDM durante a instalação. Para tanto, após o buraco estar devidamente cavado, coloque uma camada de 5 cm de areia no fundo e uma camada mais fina nas paredes. Acrescente uma camada de manta geotêxtil por baixo e por cima da manta de impermeabilização, formando um sandwich e protegendo ainda mais a manta EPDM.

Como montar um lago ornamental – Parte 3/3

Além disso, ter uma cascata não é obrigatório, mas é um detalhe que ajuda (e muito) na manutenção do lago, principalmente no que diz respeito ao bombeamento de água e filtragem. Portanto, dê um toque todo especial ao seu lago e crie uma cascata utilizando pedras achatadas, como a pedra caverna ou pedra ferro. Utilize uma bomba de pressão e coloque um cano de PVC ¾” ou 1″ furado entre as pedras, deixando com que a água circule e escoe por elas.

Sistema de filtragem a decoração

Com o lago devidamente cavado e a manta instalada, chegou a hora de entrar com o sistema de filtragem, decoração e acabamento.

Principais tipos de pedras para lagos

Seixo rolado ou seixo de rio
Tipo mais comum de pedra para lagos ornamentais. Opte por colocar pedras maiores dentro do lago, o que irá facilitar na hora de fazer as bordas internas e também são perfeitas para esconder toda a manta de impermeabilização. Sem contar que esse tipo de pedra agrega mais beleza ao lago, dando a ele um visual natural muito bonito.

Como montar um lago ornamental – Parte 3/3

Pedras artificiais
Apesar de serem artificiais, essas pedras são tão bem feitas que podem enganar a qualquer um. Outra característica marcante é seu peso, até 10 vezes mais leve que as pedras naturais.

Pedras com plantas
Não é um tipo de pedra, mas sim um efeito visual criado a partir do uso de pedras achatadas e com reentrâncias. Basta colocar algumas plantas, como o papiro anão, nas respectivas reentrâncias.

Como montar um lago ornamental – Parte 3/3

E já que começamos a falar sobre as plantas para decorar o lago, vamos aproveitar o gancho.

Quais plantas colocar no lago ornamental

A única restrição é evitar plantas tóxicas como o Copo de Leite, principalmente se tiver pets ou crianças em casa. Mas fora isso, fique à vontade para decorar o seu lago ornamental com as mais variadas plantas. Mescle plantas flutuantes e submersas no entorno e nas margens para dar uma beleza natural ao lago.

Como montar um lago ornamental – Parte 3/3

Instalando o sistema de filtragem

O sistema de filtragem é o ponto final na construção do seu lago ornamental. A bomba dos filtros deve ficar posicionada do lado oposto do retorno. Já a bomba adicional de circulação pode ficar na metade do lago, e seu objetivo é direcionar a água para a bomba de filtragem. Por fim, quando utilizamos filtros pressurizados as bombas submersas costumam ficar escondidas em meio às perdas e os filtros escondidos atrás da vegetação ou da cascata.

Como montar um lago ornamental – Parte 3/3

Recomendamos utilizar mangueiras de 1″ ou de 32 (mas pode variar se você for fazer lagos com bombas de maior vazão) para ligar todos os equipamentos. Conecte a mangueira à bomba filtragem, depois ao filtro pressurizado, em seguida ao filtro UV e por fim, mas não menos importante, à cascata. Uma boa dica é fazer uma bifurcação na saída para a cascata, criando assim dois pontos de saída de água escorrendo pelas pedras.

Quando montamos o lago com filtragem Sump ou filtragem própria, às bombas ficam dentro do filtro, como na foto abaixo:

Como montar um lago ornamental – Parte 3/3

Porém esse é um tema para um próximo artigo!

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e recomendamos a Aquarius Hobby como parceira na elaboração e execução de projetos:
Telefone de contato:
(19) 981323185
Site: www.aquariushobby.com.br

Deixe o seu comentário!

Gostou deste artigo sobre Como montar um lago ornamental – Parte 2/3? Fique à vontade para enviar a sua mensagem por aqui mesmo, ou através da página de Contatos do nosso site clicando aqui. Responderemos a sua mensagem com o maior prazer!

.

grátis

Participe do nosso grupo de aquarismo!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp para tirar suas dúvidas sobre aquarismo, ficar por dentro de novidades na área e ser o primeiro a saber sobre os lançamentos de novos cursos!

Quero participar do grupo Quero participar do grupo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-book grátis:

Tudo o que você precisa saber sobre manutenção de aquário.

Para baixar o conteúdo, basta preencher o formulário abaixo.