Como comprar seu primeiro peixe

O artigo desta semana do Blog Escola de Aquário tem como objetivo passar 3 dicas sobre os cuidados que o aquarista deve ter na hora de comprar seu primeiro peixe. São dicas valiosas e de imensa importância que merecem toda a nossa atenção.

1. Planejar e estudar

O nosso aquário é um pequeno Ecossistema, mas com reações complexas. A nossa primeira dica é sobre o quanto é importante buscar informações para contribuir com o equilíbrio do seu aquário e minimizar as chances de erro ou perdas:

– Verifique os parâmetros do aquário (pH, Amônia, Nitrito e Temperatura). Faça a verificação no dia em que você for à loja de aquário para comprar os peixinhos;

– Saiba qual o Biótopo do seu aquário ou o grupo de peixes que você pretende escolher para iniciar a povoar o habitat.

– Evite comprar o peixe e deixá-lo dentro do carro, principalmente em dias quentes, pois pode ser fatal.

2. Aquário onde os peixes estão expostos

Ao chegar à loja de aquário, é muito importante verificar as condições dos aquários onde os seus futuros peixes estão expostos, também chamados de Baterias:

– Os aquários estão com vidros, enfeites, rochas devidamente limpas?
– O sistema de filtragem e oxigenação estão funcionando corretamente?
– Você observa algum peixe doente, morto ou moribundo?

Estas são informações muito importantes a se levar em conta, pois caso encontre algum peixe nessas condições no mesmo aquário onde pretende comprar um peixe, não é recomendado levar o animal. Parasitas, bactérias e fungos são transmitidos facilmente pela água do aquário e redes de captura.

3. Como identificar peixes saudáveis

Este é uma dica que poderia facilmente se tornar um artigo inteiro, porém, de maneira simplificada, vamos destacar os principais pontos que você deve saber. É importante se fazer as seguintes perguntas:

– O peixe está nadando normalmente ou fica na superfície do aquário com a impressão de que “está procurando oxigênio”?
– Sua respiração está normal ou ofegante?
– Ele fica “se coçando” no fundo do aquário ou raspando o corpo em algum lugar?
– No corpo do peixe aparece algum machucado ou úlcera?
– Consegue observar pontos brancos ou pretos pelo corpo do peixe?
– As nadadeiras estão intactas, ou estão roídas e machucadas?
– As escamas estão normais ou “eriçadas”? Está faltando escamas?
– Se o lojista jogar um pouco de ração, o peixe se alimenta normalmente?

São perguntas simples, mas que já contribuem para fazer uma triagem de quais peixes estão aparentemente saudáveis para colocar no seu aquário.

Dicas complementares

Quando compramos um novo peixe, ele passa por picos de estresse que vão desde a captura, embalagem, transporte, aclimatação e socialização. Quanto melhor e mais saudável o peixe estiver, mais rápido ele estará ambientado e saudável no aquário.

É sempre recomendado que todo peixe novo fique um período de pelo menos 21 dias em um aquário secundário, chamado de Hospital ou Quarentena. Isso porque mesmo realizando todas as observações acima, é possível que o peixe comece a apresentar doenças depois que ele se adaptou ao novo aquário.

Só coloque o novo peixe no aquário principal após finalizado este período que, dependendo das circunstâncias, pode se estender por até 65 dias. Você pode realizar trocas parciais de água (TPA) deste aquário hospital com a água do aquário principal, assim o peixe já vai se adaptando com a nova água.

Quer saber todas as dicas completas?

As 3 dicas deste artigo integram o nosso curso Os Segredos do Aquário de Água Doce. Adquira-o agora mesmo e tenha acesso a um total de 10 dicas completas que ajudarão você, aquarista, a comprar seu primeiro peixe com sucesso! Clique na imagem abaixo para conhecer melhor sobre o nosso curso, seus benefícios, conteúdo e como adicioná-lo à sua coleção: