Como cuidar de um aquário de água doce

Que o aquarismo é um hobby encantador e recompensador, isso todos nós sabemos. E o que faz dele algo tão importante para as nossas vidas é o fato de que passamos boa parte do nosso hobby fazendo manutenção do aquário para manter nossos peixes e plantas sempre saudáveis.

Como cuidar de um aquário de água doce

Se você está pensando em montar um aquário de água doce ou já tem um aquário e se encontra com dúvidas de como mantê-lo bonito e saudável, separamos abaixo o nosso Curso Os Segredos do Aquário de Água Doce. Nele, você irá aprender em aulas online todos os pontos importantes para equilibrar o aquário e também como resolver os principais problemas que surgem. Para saber mais é só clicar no banner abaixo:

O artigo desta semana do Blog Escola de Aquário destina-se a todos que querem saber como cuidar de um aquário em detalhes. Selecionamos algumas dicas valiosas que ajudarão você, amigo(a) aquarista, a manter o seu aquário sempre bonito e saudável.

Mantendo a qualidade da água

Os peixes vivem toda sua vida na água. Eles comem, bebem, se reproduzem e o principal, fazem as necessidades (defecam e urinam) na água. Por isso, para cuidar bem do seu aquário, é extremamente importante cuidar da água.

Por se tratar de um verdadeiro ecossistema, o aquário necessita que os parâmetros da água estejam equilibrados. Devido às reações químicas que alteram seu equilíbrio (urina, fezes, plantas mortas e restos de ração), é preciso manter essas condições sempre em dia.

Como cuidar de um aquário de água doce

Ter um sistema de filtragem pouco eficiente ou negligenciar a manutenção pode levar os seus peixes à morte. Leia este artigo onde explicamos mais em detalhes as opções de filtragem mais comuns no mercado: https://escoladeaquario.com.br/preciso-colocar-filtro-no-meu-aquario/

Recomendamos que você faça testes colorimétricos, muito simples de serem feitos e de fácil leitura, utilize condicionadores de água sempre que necessário. Esses testes devem ser feitos ao menos uma vez por semana. Inclua o filtro no pacote, uma vez que o filtro deve ser limpado com frequência a fim de manter sua eficiência.

Os principais testes que realizamos são: pH, amônia, nitrito, nitrato, dureza e etc. Já os condicionadores de água são muito utilizados para remover o cloro, adicionar bactérias no sistema de filtragem, consumir material orgânico, prevenir doenças, acidificar ou alcalinizar a água quando necessário. Mantenha por perto um calendário com esses testes semanais.

Quer saber mais? Clique abaixo e confira um artigo muito especial que fizemos sobre manutenção em aquários:
– Dicas de manutenção para limpar o aquário

Seus peixes andam morrendo?

São muitos os motivos pelos quais nós perdemos peixes em nossos aquários. Deixando a frustração de lado, é importante fazer uma reflexão acerca os tópicos que separamos logo abaixo:

Como cuidar de um aquário de água doce

– Condições da água: as características químicas, físicas e biológicas devem ser adequadas para cada espécie de peixe. Alteração de pH e temperatura, além da filtragem insuficiente da amônia, são letais para os peixes. Faça limpeza do aquário regularmente.

– Choque de temperatura: o choque térmico é outro fator risco, visto que mudanças na temperatura da água afetam diretamente o metabolismo dos peixes, por isso, tenha um bom aquecedor com termostato em seu aquário para evitar quedas bruscas de temperatura.

– Alimentação em excesso: os alimentos não consumidos pelos peixes param no fundo aquário, onde se decompõem e começam a liberar amônia, uma substância tóxica. Caso a amônia não seja filtrada, os seus peixes poderão morrer.