Como cuidar de um aquário de água doce

Que o aquarismo é um hobby encantador e recompensador, isso todos nós sabemos. E o que faz dele algo tão importante para as nossas vidas é o fato de que passamos boa parte do nosso hobby fazendo manutenção do aquário para manter nossos peixes e plantas sempre saudáveis.

Como cuidar de um aquário de água doce

Se você está pensando em montar um aquário de água doce ou já tem um aquário e se encontra com dúvidas de como mantê-lo bonito e saudável, separamos abaixo o nosso Curso Os Segredos do Aquário de Água Doce. Nele, você irá aprender em aulas online todos os pontos importantes para equilibrar o aquário e também como resolver os principais problemas que surgem. Para saber mais é só clicar no banner abaixo:

O artigo desta semana do Blog Escola de Aquário destina-se a todos que querem saber como cuidar de um aquário em detalhes. Selecionamos algumas dicas valiosas que ajudarão você, amigo(a) aquarista, a manter o seu aquário sempre bonito e saudável.

Mantendo a qualidade da água

Os peixes vivem toda sua vida na água. Eles comem, bebem, se reproduzem e o principal, fazem as necessidades (defecam e urinam) na água. Por isso, para cuidar bem do seu aquário, é extremamente importante cuidar da água.

Por se tratar de um verdadeiro ecossistema, o aquário necessita que os parâmetros da água estejam equilibrados. Devido às reações químicas que alteram seu equilíbrio (urina, fezes, plantas mortas e restos de ração), é preciso manter essas condições sempre em dia.

Como cuidar de um aquário de água doce

Ter um sistema de filtragem pouco eficiente ou negligenciar a manutenção pode levar os seus peixes à morte. Leia este artigo onde explicamos mais em detalhes as opções de filtragem mais comuns no mercado: https://escoladeaquario.com.br/preciso-colocar-filtro-no-meu-aquario/

Recomendamos que você faça testes colorimétricos, muito simples de serem feitos e de fácil leitura, utilize condicionadores de água sempre que necessário. Esses testes devem ser feitos ao menos uma vez por semana. Inclua o filtro no pacote, uma vez que o filtro deve ser limpado com frequência a fim de manter sua eficiência.

Os principais testes que realizamos são: pH, amônia, nitrito, nitrato, dureza e etc. Já os condicionadores de água são muito utilizados para remover o cloro, adicionar bactérias no sistema de filtragem, consumir material orgânico, prevenir doenças, acidificar ou alcalinizar a água quando necessário. Mantenha por perto um calendário com esses testes semanais.

Quer saber mais? Clique abaixo e confira um artigo muito especial que fizemos sobre manutenção em aquários:
– Dicas de manutenção para limpar o aquário

Seus peixes andam morrendo?

São muitos os motivos pelos quais nós perdemos peixes em nossos aquários. Deixando a frustração de lado, é importante fazer uma reflexão acerca os tópicos que separamos logo abaixo:

Como cuidar de um aquário de água doce

– Condições da água: as características químicas, físicas e biológicas devem ser adequadas para cada espécie de peixe. Alteração de pH e temperatura, além da filtragem insuficiente da amônia, são letais para os peixes. Faça limpeza do aquário regularmente.

– Choque de temperatura: o choque térmico é outro fator risco, visto que mudanças na temperatura da água afetam diretamente o metabolismo dos peixes, por isso, tenha um bom aquecedor com termostato em seu aquário para evitar quedas bruscas de temperatura.

– Alimentação em excesso: os alimentos não consumidos pelos peixes param no fundo aquário, onde se decompõem e começam a liberar amônia, uma substância tóxica. Caso a amônia não seja filtrada, os seus peixes poderão morrer.

Como cuidar de um aquário de água doce

Artigos relacionados:
– Como comprar seu primeiro peixe
– Como escolher plantas para meu aquário?
– Como escolher a loja de aquarismo

– Estresse por superpopulação: a falta de espaço faz com que os peixes fiquem estressados. Os problemas de um aquário superpopuloso não param por aí: a manutenção é também maior, uma vez que as substâncias tóxicas são geradas mais rapidamente e a chance de faltar oxigênio torna-se um perigo real. Vale sempre lembrar que quanto maior o aquário, melhor será para os peixes e mais fácil será a manutenção.

– Incompatibilidade entre as espécies: cada espécie tem suas características próprias. Ao projetar um aquário, é fundamental saber quais peixes irão conviver no mesmo aquário. Juntar espécies territorialistas nunca é uma boa ideia, ao tempo em que mesmo espécies pacíficas sobrevivem em condições diferentes de água. Portanto, saber escolher quem vai habitar o seu aquário é de suma importância.

Agora o nosso curso 7 erros que matam peixes no Aquário Doce e como resolver está na renomada plataforma de cursos online Udemy! Clique abaixo e adquira o seu hoje mesmo:

Curso 7 Erros que mais matam peixes

Enfeites e plantas também influenciam

Todo aquarista ama projetar um aquário que fique vistoso, cheio de enfeites e decorações. Porém, esses elementos também contribuem para a alteração da água.

Recomendamos sempre adquirir enfeites especialmente feitos para aquário e em lojas de confiança, como a Aquarius Hobby. Para conhecer clique aqui!

Como cuidar de um aquário de água doce

Já as plantas garantem um ambiente mais natural e ajudam na transformação do gás carbônico em oxigênio. São muito benéficas, mas desde que sejam as plantas certas para o seu aquário. Ocorre que algumas plantas liberam substâncias tóxicas na água, podendo ser muito prejudicial aos seus peixinhos.

Nós da Escola de Aquário contamos com um catálogo online super completo com plantas para aquário plantado. Clique e confira!

Plantas Para Aquário Plantado

Deixe o seu comentário!

Gostou deste artigo sobre Como cuidar de um aquário de água doce? Fique à vontade para enviar a sua mensagem por aqui mesmo, ou através da página de Contatos do nosso site clicando aqui. Responderemos a sua mensagem com o maior prazer!

grátis

Participe do nosso grupo de aquarismo!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp para tirar suas dúvidas sobre aquarismo, ficar por dentro de novidades na área e ser o primeiro a saber sobre os lançamentos de novos cursos!

Quero participar do grupo Quero participar do grupo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-book grátis:

Tudo o que você precisa saber sobre manutenção de aquário.

Para baixar o conteúdo, basta preencher o formulário abaixo.