Quem é Thiago Cruz?

Iniciou sua carreira na loja de Aquarismo Aquarius Hobby (loja da família) em 1999. Sempre desenvolvendo seu conhecimento, se formou em Medicina Veterinária e especializou-se em Criação de Peixes.

Atende aos mais diversos segmentos da Aquariofilia, desde o consumidor final, empresas multinacionais e Universidades. Ministra palestras em escolas, universidades, empresas e clínicas de dependentes químicos (pois acredita que o aquarismo é uma ferramenta que contribui para reintegração mental e social).

Fundou a Escola de Aquário com o intuito de colaborar com a Educação Sobre Aquariologia, disseminando conhecimento e trocando experiências.

Seu legado é: “Transformar a vida das pessoas através do contato diário com a Natureza, trabalhando com Aquarismo e Laguismo, utilizando estas “ferramentas” no auxílio de minimizar a solidão, depressão, síndrome do pânico, entre outras doenças psicossomáticas, pois comprovadamente o hábito de observar e cuidar de um aquário produz benefícios físicos e psicológicos”.

Missão, Visão, Valores:

• Missão: Ajudar aquaristas, laguistas e entusiastas a aprenderem mais sobre Aquarismo e Laguismo através dos meus cursos.
  • Visão: Me tornar o maior e mais lucrativo canal de conteúdo sobre Aquariologia.
  • Valores: Família, Fidelidade, Cristianismo, Altruísmo, Compartilhamento

Escola de Aquário: Como tudo começou?

Durante muito tempo, atuou no Aquarismo da forma tradicional como um emprego formal com horário para começar e terminar… Porém, tudo mudou em 2015, quando realizou uma série de cursos na Aquabase com André Longarço e Luca Galarraga, onde conheceu a filosofia Wabi Sabi.

No Wabi Sabi, devemos observar a beleza que existe na Imperfeição e não nos preocupar de forma excessiva com os eventos que acontecem ao nosso redor, algo tão comum atualmente.

A partir deste momento começou uma jornada de autoconhecimento para entender como deixar um legado para seu filho.

Durante entrevistas com Aquaristas, começou a notar padrões semelhantes entre eles, sendo um dos principais o fato de que todo aquarista comentava a sensação positiva que cuidar de um aquário produzia em sua vida.

Investigando a fundo os benefícios proporcionados pelo aquarismo, encontrou diversos artigos e reportagens que comprovam os relatos apresentados pelos entrevistados, fundamentando assim as vantagens em se possuir um aquário.

Porém, um grande desafio estava no fato de que um outro ponto em comum relatado pelos aquaristas era a falta de informação técnica de qualidade sobre aquarismo, principalmente no início do hobby.

Desta forma, Thiago começou a atuar em redes sociais divulgando seu conhecimento adquirido com anos de experiência em loja de Aquários, em conjunto com a experiência acadêmica, além de desenvolver cursos voltados para as diversas áreas que o Aquarismo proporciona, inclusive a montagem e manutenção de Lagos Ornamentais.

E como forma de retribuição, fundou o Projeto Aquário, que trabalha de forma a fomentar o aquarismo gratuitamente para crianças carentes, idosos, adictos, presidiários e pessoas com comprometimento intelectual.

Seu propósito é levar o Aquarismo para o próximo nível: o status de Terapia Ocupacional.