Os 5 sinais de que você precisa cuidar melhor do seu aquário

Uma das grandes vantagens dos peixes e dos aquários é que, comparado com outros tipos de pets, eles costumam dar menos trabalho. No entanto, os peixes não são simples peças de decoração, eles são seres vivos, e portanto, precisam de cuidados. O mesmo vale para suas casas, logo, os aquários precisam ser mantidos limpos e agradáveis, assim como fazemos com os ambientes dos nossos cães e gatos.

Quando não fazemos isso, começamos a ter espuma no aquário, peixes doentes e água suja. Ou seja, o que era para ser uma experiência agradável se torna um verdadeiro trabalho. Mas como saber se o nível de atenção que você dá para seus peixes é suficiente? Bem, existem maneiras de notar se um aquário está bem tratado ou não. Para ajudar nisso, vamos listar 5 sinais que podem mostrar que seu aquário precisa de mais cuidados.

aquario com algas

Os 5 sinais de que você precisa cuidar melhor do seu aquário

Hoje em dia, temos muitos testes que podem checar como nosso aquário está indo. Testes de amônia, nitrito, pH e todos os parâmetros que você possa lembrar. No entanto, no dia a dia, muitas vezes não temos tempo para executar estes testes na frequência que gostaríamos. Por isso, é importante sempre estar de olho nos nossos aquários procurando alguns sinais clássicos de problemas. Eles são indícios de que algo está errado e algumas vezes até nos indicam como resolver o problema. Vamos ver agora quais são esses sinais.

 

Peixes Morrendo

Ao contrário do que muita gente pensa, peixes não são animais frágeis que morrem rápido e por qualquer coisa. A expectativa de vida da maior parte dos peixes é de alguns anos. O próprio peixe betta, que muita gente acha que simplesmente morre do nada, pode viver até 5 anos em alguns casos. Além disso, existem peixes que podem viver até 25 anos ou mais, como é o caso do peixinho dourado. Também existem algumas espécies menos comuns em aquários, que podem viver mais de 50 anos.

 

Por isso, quando notamos que nossos peixes estão morrendo, com apenas alguns meses (ou até mesmo semanas), muito provavelmente tem algo errado com nosso aquário. Quando a água está suja, com uma grande concentração de amônia ou outros componentes tóxicos, a saúde do peixe é muito afetada. Isso acaba diminuindo muito a expectativa de vida e aumentando a taxa de mortes no seu aquário.

peixe doente

Água Turva 

Esse é um dos problemas mais frequentes em aquários mal cuidados. Geralmente ocorre devido a excesso de material orgânico em decomposição, ou por um aquário que ainda não está pronto para lidar com a quantidade de sujeira produzida pelos peixes. Ou seja, em termos um pouco mais técnicos, a colônia de bactérias benéficas que mantêm seu aquário limpo, não está conseguindo lidar com a quantidade de detritos (resto de comida, fezes, etc) produzidas no seu aquário.

Existem algumas possíveis razões para isso, sendo as mais comuns:

    • Filtragem insuficiente: A vazão de um filtro de aquário deve ser entre 5 a 10 vezes o volume de água do tanque. Além disso, é preciso ter um filtro de qualidade, com filtragem biológica para que a colônia de bactérias benéficas do aquário seja suficiente para manter ele limpo. Isso acaba deixando a água turva.
    • Excesso de comida: As pessoas têm muito medo de deixar seus peixes fome, porém poucas pessoas sabem que é muito mais fácil adoecer seu peixe por excesso de comida, do que por falta. Se após alimentar seus peixes, você notar que sobra ração no aquário, muito provavelmente você está os alimentando demais. Esse excesso também impede que sua água fique cristalina.
  • Excesso de peixes no aquário: Aquários superpopulosos, são aquários sujos, não tem como escapar dessa regra. Por isso é importante saber quantos peixes posso colocar no aquário. Se essa quantidade não for respeitada, seu aquário ficará mais poluído, os peixes mais estressados e a água turva.

 

aquário água turva

Excesso de Algas

As algas em si, não são problema para os peixes. Inclusive, não costumam afetar nem mesmo as plantas do seu aquário, salvo algumas exceções (quando as algas impedem a luz de chegar nas plantas). No entanto, uma explosão na quantidade de algas de um aquário, quase sempre indica algum desequilíbrio.aquario com algas

Alguns fatores que podem contribuir para esse crescimento descontrolado de algas são muito tempo com a luz ligada e excesso de nutrientes no aquário. O excesso de luz, não afeta muito a saúde do seu aquário, por mais que contribua para o crescimento de algas. No máximo, pode deixar seu aquário mais feio.

 

Agora o excesso de nutrientes, pode sim indicar um problema. Dentre outras substâncias, as algas precisam de nitrato para crescer. Logo, se elas estão se multiplicando muito, existe uma grande chance de que seu aquário esteja com uma elevada concentração dessa substância.

aquario com alga

O problema é que o nitrato é removido do seu aquário através das trocas parciais de água, portanto, se ele está se acumulando, muito provavelmente você precisa aumentar a frequência ou volume das suas trocas parciais. Não esqueça que apesar do nitrato ser menos nocivo que a amônia, ainda é prejudicial em grandes quantidades.

Peixes respirando na superfície

Outro ocorrência muito comum em aquários é quando os peixes começam a ficar sempre na superfície, parecendo estar buscando ar. Isso também é um grande sinal de problemas, e pode até ser uma emergência caso esteja afetando muitos peixes.


Dentre as principais causas para esse comportamento estão: pouco oxigênio dissolvido na água, temperaturas muito elevadas ou até mesmo excesso de substâncias tóxicas no aquário. Em particular amônia e nitritos.

peixe doente

Caso observe isso no seu aquário, é importante imediatamente fazer uma troca parcial de água generosa (entre 40% e 50%) e checar se os filtros (ou bombinhas) do aquário estão funcionando. Problemas de falta de oxigênio, ou altíssima concentração de amônia, podem matar seus peixes muito rapidamente.

 

Peixes com mudanças bruscas de comportamento

 

Um bom aquarista está sempre atento aos seus peixes. Com o tempo ele costuma conhecer como se comportam os peixes, e até mesmo os cardumes, dos seus aquários. Isso é importante para conseguir identificar possíveis problemas.

 

Mudanças rápidas e intensas de comportamento, como peixes ativos que do nada ficam letárgicos, podem significar estresse ou, até mesmo, doenças. O mesmo vale para peixes que costumam ser calmos e de uma hora para outra ficam super agitados.

peixe bravo

Ambos os casos pedem uma investigação profunda no aquário, para entender o que pode estar causando esse comportamento, seja uma doença ou parâmetros de água errados para as espécies do aquário.

 

Pequenos cuidados, podem evitar quase todos esses problemas

 

A verdade é que se você mantiver uma rotina de manutenção frequente no seu aquário, evitará a maior parte desses problemas. Portanto, se lembre que vale mais a pena cuidar do seu aquário com responsabilidade, do que esperar uma emergência, para então agir. Logo, seguem algumas boas práticas para manter seu aquário sempre saudável:

aquario de discos

  • Faça a ciclagem do seu aquário antes de colocar os primeiros habitantes.
  • Faça TPAs (trocas parciais de água) semanalmente. Entre 15% e 20% do volume do aquário costuma ser suficiente.
  • Invista em filtros de qualidade. É o equipamento mais importante do aquário.
  • Não alimente demais seus peixes.
  • Não coloque peixes demais no aquário.
  • Faça testes de amônia, nitrito e pH com frequência, para saber como está a qualidade da sua água.

Seguindo essas dicas, vai ser muito mais fácil manter seu aquário sempre limpo e saudável.

aquario peixes jumbos

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e recomendamos a Aquarius Hobby como parceira na elaboração e execução de projetos:
Telefone de contato:
(19) 981323185
Site: www.aquariushobby.com.br

Deixe o seu comentário!

.

grátis

Participe do nosso grupo de aquarismo!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp para tirar suas dúvidas sobre aquarismo, ficar por dentro de novidades na área e ser o primeiro a saber sobre os lançamentos de novos cursos!

Quero participar do grupo Quero participar do grupo