Como montar um aquário marinho – Parte 1/2

Como montar um aquário marinho - Parte 1/2

Nós aqui do Blog Escola de Aquário já publicamos um artigo muito completo sobre como montar um aquário de água doce. Agora, vamos conversar sobre como montar um aquário marinho – parte 1/2, especialmente desenvolvido para iniciantes. Serão dois artigos com muitas dicas e informações sobre como iniciar o seu aquário marinho.

Esse tipo de aquário tem sido muito utilizado para compor a decoração de salas, ambientes de trabalho e para dividir ambientes. A beleza dos aquários marinhos é singular e marcante, muito por possuir peixes pouco vistos em aquários e por contar com lindos corais que agregam muita vida a qualquer ambiente.

Neste primeiro artigo, saiba sobre:

– Os 3 tipos principais de aquário marinho
– Compatibilidade entre as espécies
– O aquário
– Parâmetros ideias
– A água ideal
– Móvel e acessórios
– Iluminação

E para a próxima semana, falaremos sobre temperatura, rochas vivas, principais tipos de peixes e corais, filtragem, circulação de água, como fazer manutenção regularmente, e muito mais. Então vamos começar?

Os 3 tipos principais de aquário marinho

Aquário de Recife (Reef)

Provavelmente o tipo mais popular de aquário marinho. Sua finalidade é manter peixes e corais em harmonia e, por isso mesmo, é fundamental que não tenha nenhum tipo de peixe que coma coral.

Aquário só de peixes (Fish Only)

Como o próprio nome sugere, é um tipo de aquário marinho povoado somente por peixes. A maioria desses peixes se alimenta de paguros, camarões, corais, anêmonas e outros invertebrados.

Aquário de corais

Perfeito para trazer uma infinidade de formas e lindas cores para qualquer ambiente, o aquário de corais não possui peixes. Alguns podem possuir apenas um ou outro chamado controlador de pragas, papel desempenhado por tang ou wrasse.

Dicas de como montar um aquário marinho

Compatibilidade entre as espécies

Esta primeira dica serve tanto para os aquários marinhos quanto para os de água doce. Conhecer a origem das espécies, suas características e comportamento é essencial. Assegure-se que todos eles dependam de uma mesma faixa de temperatura e de pH. Para um aquário de recife, é importante também saber sobre a convivência entre animais e diferentes filos, como crustáceos (artrópodes), corais (cnidários) e peixes (cordados).

O aquário

Para um aquarista iniciante, o recomendado é um aquário de 100cm x 40cm x 50cm de altura. Com mais de 200 litros brutos, ele é perfeito para acomodar qualquer tipo de coral e é muito confortável para peixes de até 15 cm. Opte por povoar o seu aquário com uma fauna de até 4 peixes apenas. Ter uma fauna reduzida no início ajuda a manter os níveis de contaminantes (como amônia, fosfato, etc.) baixos.

Parâmetros ideias para um aquário marinho

Salinidade: 33 a 37 gramas por litro
Densidade: 1023 e 1026 kg/m³
Temperatura: de 24ºC a 26°C
pH: entre 8 e 8,3
Magnésio: entre 1300 e 1500ppm
Cálcio: 420 e 500ppm
Reserva alcalina: entre 7 e 11dKH
Amônia: no máximo 0,1ppm
Nitrito: No máximo 0,1ppm
Nitrato: no máximo 0,2ppm
Fosfato: no máximo 0,03ppm

A água ideal

A água tem que ser salgada tal qual a do mar. Você pode coletar diretamente do mar (desde que longe da costa para evitar poluentes); preparar a sua própria água salgada; ou comprar água salgada já preparada. Essa última opção é, sem úvida, a maneira mais fácil, geralmente vendida em lojas especializadas. Há ainda a Osmose Reversa e o deionizador, que servem para zerar a água. Uma vez com a água zerada, você pode misturar um sal próprio para aquário marinho a fim de deixar a água na densidade desejada.

Móvel e acessórios

Evite móveis de madeira comum, pois eles tendem a estragar muito rápido. Opte por móveis de aço inox, compensado naval, pedra ou alumínio. Espaço é essencial em um aquário marinho – você precisará de um espaço confortável para poder mexer no sump.

Em um aquário de água salgada, é inevitável que objetos metálicos fiquem enferrujados com o tempo. Ao adquirir os equipamentos, opte por aqueles feitos de plástico resistente e/ ou de aço inoxidável.

Visite o site da Aquarius Hobby clicando aqui e tenha acesso a um alto leque de acessórios e tudo o que você precisa para montar um aquário marinho.

Iluminação

Se o seu desejo é montar um aquário do tipo recife, é fundamental caprichar na qualidade da iluminação. Isso porque a iluminação interfere na capacidade de fotossíntese dos corais, podendo reduzir a incidência de algas. O recomendado é proporcionar entre 8 e 12 horas de iluminação, e somente utilizar lâmpadas específicas para aquários.

Dentre as lâmpadas mais utilizadas em aquários marinhos, estão HQIs, Tubulares (T5 ou T8), e LEDs. O recomendado é que a temperatura de cor seja de, no mínimo, 10000K, uma vez que essa temperatura de cor reduz a incidência de algas.

Deixe o seu comentário!

Gostou do artigo desta semana? Caso você tenha dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário aqui em nosso Blog ou através da nossa Página de Contato clicando aqui.

Curso Aquário Marinho Completo

Quer muito mais dicas, informações de qualidade e tudo o que você precisa saber para montar e manter um lindo aquário marinho? Clique no botão abaixo e adquira hoje mesmo o nosso exclusivo Curso Aquário Marinho Completo, desenvolvido pelo aquarista profissional Thiago Cruz:

Curso Aquário Marinho Completo

grátis

Participe do nosso grupo de aquarismo!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp para tirar suas dúvidas sobre aquarismo, ficar por dentro de novidades na área e ser o primeiro a saber sobre os lançamentos de novos cursos!

Quero participar do grupo Quero participar do grupo

3 thoughts on “Como montar um aquário marinho – Parte 1/2

  1. Pingback: Como montar um aquário marinho - Parte 2/2 - Escola de Aquário

  2. Pingback: Principais testes para aquário marinho - Escola de Aquário

  3. Pingback: 5 Corais Soft marinhos baratos para iniciantes - Escola de Aquário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-book grátis:

Tudo o que você precisa saber sobre aquário plantado.

Para baixar o conteúdo, basta preencher o formulário abaixo.