Como montar um lago ornamental – Parte 2/3

Como montar um lago ornamental - Parte 2/3

Agora que já nos debruçamos sobre os sistemas de filtragem, chegou a hora de iniciarmos a montagem do nosso lago ornamental na segunda parte do nosso especial sobre como montar um lago ornamental. Vamos conversar sobre o local ideal, tipos de lago e tudo o que você precisa saber antes de começar a construir o seu lago.

.

Perdeu ou gostaria de relembrar a primeira parte do nosso especial? Clique no botão abaixo e boa leitura!

Como montar um lago ornamental – Parte 1/3

Vale sempre lembrar que não existe uma forma mais ou menos correta, mas sim a que melhor se adequa ao seu projeto. Vamos começar com a segunda parte do nosso especial como montar um lago ornamental – Parte 2/3?

O local ideal

Primeiramente, é importante estudar o local onde o lago será projetado. Evite árvores muito altas, cujas raízes poderão danificar a impermeabilização do lago com o tempo; e árvores que percam muitas folhas, pois isso irá dificultar – e muito – a manutenção do lago, podendo gerar grandes dores de cabeça para você.

Como montar um lago ornamental - Parte 2/3

Este lago acima é um exemplo, pois ele tem uma árvore próxima e exige uma manutenção mais frequente pois acumula folhas com maior facilidade e também corre um risco maior de entupir o sistema de filtragem.

Evite também terrenos em declive, mas podemos corrigir um terreno desse tipo deixando a parte mais alta do terreno com uma maior profundidade, ou elevando o lado mais baixo com terra. Caso o seu terreno tenha declive e você não corrija isso, é muito provável que a água do lago irá correr para o lado mais baixo.

O ideal é buscar por uma parte mais alta do seu terreno. Recomendamos que você evite também de construir seu lago embaixo de quedas de água do telhado, pois isso poderá trazer para dentro do lago toda a sujeira do telhado, fazendo com que a manutenção torne-se um pesadelo.

Como montar um lago ornamental - Parte 2/3

Parece complicado, né? Na verdade, é importante planejar. Faça uma construção mental, estude o seu terreno, faça desenhos em papel ou no computador. Saiba exatamente onde o seu lago será construído. Tenha em mente:

– O tamanho;
– O formato;
– Os animais que viverão nele.

Resumindo o que deve ser evitado:

– Construir próximo a árvores muito altas;
– Construir próximo a árvores que soltam muitas folhas;
– Terrenos em declive (a não ser que você o corrija antes de iniciar a construção do lago);
– Embaixo de quedas de água do telhado.

Lagos em alvenaria x escavado

Lagos em alvenaria ou escavado são as duas principais opções na hora de construir um lago ornamental. Abaixo, vamos explicar um pouco sobre cada uma dessas técnicas:

Lago em alvenaria

Como montar um lago ornamental - Parte 2/3

Integram-se com arquiteturas contemporâneas de linhas retas, geralmente utilizadas em projetos mais formais. Ideais para pequenos terrenos. Podem ser externos ou internos e, para dar um charme todo único a eles, costumam facear uma das paredes da casa. Não necessitam de pedras grandes para o acabamento e são construídos com as paredes retas.

Neste lago, o foco são os peixes, visto que utilizamos poucas rochas. As plantas e árvores podem ser incorporadas ao projeto, porém visualmente não tem a mesma harmonia natural que um lago escavado.

Lago escavado

Se você quer que o seu lago tenha um visual mais natural, opte pelo lago escavado. A principal diferença é que os lagos escavados integram-se ao projeto de paisagismo com muitas rochas e plantas, enquanto que os lagos em alvenaria integram-se ao projeto de arquitetura.

Este tipo de lago é mais fácil de ser construído também, e é perfeito para dar ao seu terreno um aspecto natural muito bonito e de encher os olhos.

Como montar um lago ornamental - Parte 2/3

A impermeabilização de cada tipo

Para lagos escavados, recomendamos as mantas de PVC ou EPDM aplicadas diretamente sobre a terra. Para a proteção, utilize a manta geotêxtil, que deve ser aplicada por baixo e depois por cima da manta impermeabilizante. Isso irá proteger o lago das pedras de acabamento e de possíveis imperfeições no solo.

Já para lagos em alvenaria, o recomendado é utilizar impermeabilizantes líquidos próprios para lagos ornamentais. Essas mantas líquidas podem ser aplicadas mesmo por pessoas sem nenhuma experiência. Mantas de PVC ou EPDM seguem como opções secundárias, e são coladas nas paredes e fundos, porém são mais complicadas de serem aplicadas. Procure um profissional caso utilize esse tipo de manta em seu lago.

.

Deixe o seu comentário!

Gostou deste artigo sobre Como montar um lago ornamental – Parte 2/3? Fique à vontade para enviar a sua mensagem por aqui mesmo, ou através da página de Contatos do nosso site clicando aqui. Responderemos a sua mensagem com o maior prazer!

grátis

Participe do nosso grupo de aquarismo!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp para tirar suas dúvidas sobre aquarismo, ficar por dentro de novidades na área e ser o primeiro a saber sobre os lançamentos de novos cursos!

Quero participar do grupo Quero participar do grupo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-book grátis:

Tudo o que você precisa saber sobre manutenção de aquário.

Para baixar o conteúdo, basta preencher o formulário abaixo.