Como Cuidar das Plantas em um Aquário

Como Cuidar das Plantas em um Aquário

Uma das principais tarefas de qualquer Aquapaisagista é saber como cuidar das plantas de um aquário. A manutenção regular é fundamental para que o seu aquário fique sempre bonito e vibrante, com peixes e plantas convivendo em perfeita harmonia. Portanto, nós do Blog Escola de Aquário vamos passar algumas dicas de como você pode realizar essa manutenção e colher frutos com um aquário sempre saudável.


Encontre tudo o que você precisa para a manutenção das suas plantas aquáticas na Aquarius Hobby:

Site: https://www.aquariushobby.com.br/
Telefone: (19) 98132-3185 ou (19) 3291-0051
Endereço: Rua Dr. Armando Sales de Oliveira, 730 – Taquaral – Campinas/SP

Vamos às dicas!

1. Nutrientes necessários

Existem alguns nutrientes essenciais para as plantas crescerem e viverem por mais tempo. Em um aquário, muitas espécies absorvem esses nutrientes através da água ou do substrato.

Como Cuidar das Plantas em um Aquário

E quais nutrientes são esses?
– Potássio
– Ferro
– Fósforo
– Cálcio
– Manganês
– Nitrogênio
– Dióxido de carbono

2. Escolha plantas fáceis de cuidar

Embora as plantas de água doce exigem cuidados com o correto substrato, iluminação, injeção de CO2 e etc, existem algumas excelentes opções mais fáceis e práticas.

– Opte pelas famílias de plantas vendidas como Anubias (todas as variações), Microsorum, Cryptocoryne, Echinodorus;

Como Cuidar das Plantas em um Aquário

– Se você gosta de plantas altas, a família das Rotalas e a Amazonense são excelentes opções;

– Já para plantas médias, a Sagittaria Subulata e Anúbia Anã se destacam por sua beleza e maior facilidade de manutenção.

Ainda está com dúvidas? Nós disponibilizamos um super catálogo com mais de 180 plantas para você fazer a sua pesquisa. Clique no botão abaixo, favorite a página no seu navegador e tenha esse catálogo sempre com você!

Catálogo Plantas para Aquário

3. Utilize fertilizantes para acelerar o crescimento

Principalmente por conta dos dejetos dos peixes e resto de ração, é produzido no aquário naturalmente Nitrogênio e Fósforo (em baixas concentrações), porém se buscamos um ótimo crescimento, a adição de nutrientes se faz essencial.

Temos uma série de artigos onde detalhamos quais os equipamentos importantes para montagem de um aquário plantado.

Neste link você confere mais dicas sobre fertilização:

A História da Aqua Design Amano – Parte 3

A nutrição deve ser realizada toda semana, quais os fertilizantes e qual a concentração pode variar de aquário para aquário, para quem está iniciando, é possível começar dosando Potássio, Carbono Orgânico e Nitrogênio, aos poucos você vai aumentando a variedade de nutrientes.

No entanto, tome cuidado com a superdosagem de fertilizantes ou é provável que você comece a ter problemas com o surgimento de algas. Caso você não se atente a isso, com o tempo as algas poderão tomar o controle do aquário e destruir todas as suas plantas.

A troca parcial de água também contribui para a renovação de nutrientes e retirada de outros. Tenha uma planilha com um cronograma bem registrado e mantenha uma rotina de realizar trocas parciais semanais de cerca de 25 a 50% da água do aquário.

Existem diversas marcas de fertilizantes, entre as as principais são:

Seachem | Aquavitro | Sera | ADA | JBL | Tropic Marin | Oceantech | Mbreda | Powerfertil | Pocket River | RC Flora

4.A iluminação ideal

O recomendado é fornecer entre 6 e 10 horas de luz por dia, mas isso vai depender da planta e da qualidade da luminária. Algumas espécies gostam de luz com espectros mais avermelhados e outras preferem as mais azuladas. Para saber exatamente qual tipo de iluminação é a ideal para você, entre em contato conosco clicando aqui. Nós iremos atendê-lo(a) com todo o carinho.

Como Cuidar das Plantas em um Aquário

Vale ressaltar que as luminárias podem variar bastante de valor, mas se você está iniciando pode começar com luminárias de menor valor e aos poucos vai evoluindo para luminárias sofisticadas.

Não se esqueça que quanto mais profundo for o aquário, mais potente deve ser a luminária. A altura de um aquário plantado deve ficar entre 30cm e 45cm pensando principalmente nas plantas carpetes.

5. Substrato para plantas de raízes grandes

Para plantas com raízes longas, o substrato se torna tão importante quanto os próprios nutrientes.

Como Cuidar das Plantas em um Aquário

Você pode preparar o substrato com os já mencionados fertilizantes com aditivos, misturando a granulometria dos solos com grãos mais finos com os mais grossos, garantindo que a terra não impeça de as plantas crescerem normalmente.

Em nosso curso Aquário Plantado Fácil, abordamos de forma simples e detalhada todos os aspectos importantes para um aquário plantado saudável.

6. Injeção de CO2 no aquário

Um erro muito comum entre aquaristas é imaginar que as plantas não precisam de Gás Carbônico, visto que algumas opções conseguem se desenvolver sem ele.

Na verdade, todas as plantas precisam de CO2, porém as plantas de baixa demanda ou low tech conseguem sobreviver com a concentração que é produzida diariamente pelos peixes, porém é uma baixa concentração e quando você consegue fornecer CO2 em quantidade ideal, as plantas melhoram bastante seu desenvolvimento.

Neste artigo abordamos em datelhe quais as vantagens de dosar CO2
no aquário:

Quais as vantagens de usar CO2 em aquário plantado?

Por isso, mesmo um sistema de CO2 mais simples, assim como o Caseiro ou Biológico já vai ajudar bastante no desenvolvimento das plantas.

Como Cuidar das Plantas em um Aquário

7. Tenha um aquário Low-Tech caso você seja iniciante

Plantas low-tech (de baixa tecnologia) não necessitam de CO2 nem dosagem diárias de nutrientes, sendo perfeito para aquaristas iniciantes. Além disso, essas plantas não precisam de muita luz, são fáceis de manusear, cuidar, crescem rapidamente e, completando a lista de vantagens, são mais baratas.

Temos um artigo com 9 plantas de baixa demanda que vai ter ajudar na escolha. Clique aqui a confira!

Deixe o seu comentário!

Gostou deste artigo sobre como cuidar das plantas em um aquário? Fique à vontade para enviar a sua mensagem por aqui mesmo, ou através da página de Contatos do nosso site clicando aqui. Responderemos a sua mensagem com o maior prazer!

grátis

Participe do nosso grupo de aquarismo!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp para tirar suas dúvidas sobre aquarismo, ficar por dentro de novidades na área e ser o primeiro a saber sobre os lançamentos de novos cursos!

Quero participar do grupo Quero participar do grupo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-book grátis:

Tudo o que você precisa saber sobre manutenção de aquário.

Para baixar o conteúdo, basta preencher o formulário abaixo.