Diferenças entre peixes de água doce e salgada – Parte 1/2

Diferenças entre peixes de água doce e salgada

Nesta semana, nós do Blog Escola de Aquário estamos iniciando o especial “Diferenças entre peixes de água doce e salgada – Parte 1/2”, começando por peixes de água doce. Você já parou para pensar por que não podemos colocar peixes de água doce em aquários marinhos e vice-versa? Existem diversas diferenças que impossibilitam e vamos apresentar as principais neste artigo.

Todo aquarista precisa saber as diferenças entre peixes de água doce e salgada. Ter esse conhecimento é muito importante na hora de escolher qual será o tipo de aquário a ser trabalhado.

Para acessar a segunda parte do nosso especial, clique no banner abaixo:

Diferenças entre peixes de água doce e salgada – Parte 2/2

Peixes de água doce

Um aquário de água doce possui um ecossistema que se caracteriza por ter uma água mais quente e com diferenças de pH, pois na natureza, os peixes de água doce geralmente povoam rios, lagos e riachos, ou seja, ambientes em constante mudança que forçam esses peixes a serem mais adaptáveis ao seu ambiente e também com parâmetros bem característicos.

Então num aquário dulcícola (água doce) é possível criarmos Biótopos ou Biomas, que significa:

Reproduzir um ecossistema específico de uma determinada região, simulando temperatura, luminosidade, tipos de cascalho e decoração, parâmetros da água e também fauna e flora característicos.

Um exemplo de Aquário Biótopo é o Amazônico, onde trabalhamos com um cascalho ou areia semelhante ao de rio, também utilizamos troncos e galhos dentro do aquário para simular aquele aspecto quando ocorre às enchentes e a água invade a floresta. os troncos naturalmente vão liberar tanino, substância essa que deixa a água com uma coloração semelhante a chá e acidifica o pH.

Neste aquário quase não colocamos plantas naturais, pois a água ácida e com coloração amarelada, dificulta o processo de fotossíntese.

Os peixes deste aquário podem ser: Acará Discos, Acará Bandeira, Rodostomus, Rosáceos, Xadrezinho, Coridoras, Neon (com cautela pois Bandeira e Discos podem caçar os pequenos), Borboleta Strigata, Anostomus, Otocinclus, Apistogramas, Curviceps e outros Ciclídeos Anões da região.

Também é possível montar outros biótopos como Asiático, Ciclídeo Africano, Ciclídeo Americano, Australiano e muito mais. Porém, existem aquaristas que preferem apenas trabalhar com uma classificação de Aquário comunitário:

1 – Água Ácida
2 – Água neutra
3 – Água Alcalina

Esta classificação já aumenta a variedade de peixes que vivem em comunidade e podem ser acrescentados, o que importa é os parâmetros serem semelhantes e não serem agressivos.

Os peixes de água doce possuem tamanho variado, e são mais fáceis de se manter. Da iluminação aos parâmetros e utensílios utilizados para a manutenção, o aquário de água doce costuma apresentar menor número de riscos e doenças.

Outra vantagem são os custos, consideravelmente menores do que um aquário de água salgada, pois já são amplamente cultivados em cativeiro, o que diminui os custos. A água do aquário pode ser coletada da torneira mesmo e ser utilizada diretamente no aquário (desde que utilize um bom desclorificante). Clique aqui para ler nossa matéria sobre os principais condicionadores de água.

Às plantas também não podem ser colocadas em água salgada, visto que, elas estragam com muita rapidez, devido a concentração de sais na água.

Mas e os peixes dulcícolas? Por que não posso colocá-los em um aquário marinho?

O principal motivo é a concentração de sais na água e a forma como os peixes mantêm-se hidratados. Vamos detalhar aqui os processos, mas recomendamos a leitura do artigo “Peixes bebem água?, do Site AquaA3 de autoria Marcelo Darós. Clique aqui para ler ao artigo.

Os peixes de água doce possuem um Sistema Fisiológico onde eles não bebem água, isso mesmo, o que acontece é que o sangue dos peixes dulcícolas possui mais sal do que a concentração que existe na água, então as principais vias de entrada de água são Brânquias e pele.

A urina (xixi) que eles produzem possui baixa concentração de sal e grande concentração de água, ou seja, ele está sempre eliminando mais água. Quando o peixe ingere um alimento, ocorre um baixo consumo de água que está dentro do alimento.

Veja a imagem que o time da AquaA3 desenvolveu para ilustrar melhor este conceito:

Esse é um dos principais motivos que mostram a importância de fornecermos para nossos peixes água de boa qualidade, com parâmetros equilibrados e sem Amônia e Nitrito.

Já os peixes de água salgada possuem uma forma fisiológica de se hidratar diferente dos água doce. Quer saber tudo a respeito? Fique ligado(a), pois semana que vem estaremos de volta para falarmos sobre peixes de água salgada.