Dicas de manutenção para limpar o aquário

Se você anda com dúvidas de como manter o seu aquário sempre bonito e saudável, este artigo é especialmente feito para você. Venha conosco do Blog Escola de Aquário para dicas de manutenção para limpar o aquário de água doce.

Lembrando que dependendo do tipo de aquário que você possuir, os cuidados podem variar um pouco. Portanto, antes de prosseguirmos para as dicas, entre em contato com o pessoal da Aquarius Hobby para saber com precisão se o seu aquário necessita de cuidados diferentes dos descritos neste artigo:

Aquarius Hobby
Link oficial: clique aqui.

Endereço:
Rua Dr. Armando Sales de Oliveira, 730. Bairro Taquaral – Campinas-SP. CEP: 13076-015

Contatos:

Horário de funcionamento:
Segunda à Sexta, das 8h00 às 18h00.
Sábados, das 8h00 às 14h00.

Vamos às dicas:

– Observe se os peixes estão saudáveis, se os equipamentos como compressor, filtro, termostato e termômetros estão funcionando corretamente.

– Teste os parâmetros como pH, amônia, nitrito etc.

– Desligue todos os equipamentos elétricos antes de iniciar a manutenção.

E se os parâmetros estiverem acima do recomendado?

Nesse caso, faça uma TPA sifonando o substrato. Adicione um condicionador de água de boa qualidade ao repor a água (ex: Prime, Xtreme, Aqua Safe, Sera Aquatan, entre outros), e um acelerador biológico (Ex. Stability, NIte Out, Over NIte, Sera Nitrivec). Se amônia e nitrito estiverem altos, pode ser um sinal que a carga orgânica (sujeira) esteja alta. Dentre as causas, estão superlotação, excesso de alimento ou que seu aquário não está ciclado (equilibrado biologicamente ) ainda.

– Anote os valores dos parâmetros. Cada um tem um jeito preferido de manter suas anotações. Pode ser à mão mesmo em um caderno, ou em uma planilha ou ainda utilizando apps mobile específicos como o AquariumNote.

– Recomendamos que a TPA seja feita semanalmente ou quinzenalmente. Tire entre 10% e 30% de água dependendo da quantidade de peixes. Observe o nível de amônia e nitrito do aquário.

– Faça também a sifonagem do substrato. Fazer isso é muito simples: pegue seu sifão e seu balde, e sifone o fundo do seu aquário para tirar restos de alimentos, fezes e plantas mortas. Toda essa sujeira em decomposição geram amônia em excesso, desequilibrando seu sistema, sem contar que amônia pode se tornar extremamente tóxica em pH elevado.

– Sempre forre o chão próximo ao aquário com toalhas para evitar acidentes , pois às vezes a mangueira pode sair do balde e cair água no chão. Utilize também panos para enxugar os vidros e o móvel de suporte. Com esse cuidado você evitará que o seu móvel estrague com o tempo.

– Para limpar o filtro, troque o perlon (lã acrílica) ou lave a espuma ou refil semanalmente. Em um balde, coloque um pouco de água do aquário e chacoalhe as mídias biológicas (cerâmica ou bioglass) nessa água. Depois volte as mídias para o filtro e jogue essa água suja fora (se você não estiver tratando seu aquário com medicamento, pode utilizar esta água para regar plantas no seu quintal, pois ela possui alta concentração de nutrientes para plantas de jardim). Esse procedimento pode ser feito a cada 7 a 10 dias e o refil deve ser trocado em torno de 30 dias (esse período pode variar um pouco dependendo da quantidade de peixes e o volume de ração oferecido) e a mídia biológica deve ficar o mínimo possível fora da água durante a limpeza, pois se não pode perder bastante bactérias benéficas que estão fixadas.

– Não se esqueça que os equipamentos de limpeza como buchas, escovas, baldes e bacias devem ser de uso exclusivo do aquário, ok? não pode utilizar com produtos químicos como sabão e outros.

Checklist de Manutenção

Gostou das nossas dicas? Nós disponibilizamos ainda um completo Checklist de Manutenção em PDF. Tenha acesso a um passo a passo de como limpar o seu aquário, lista de material e todas as informações importantes. Para baixar, basta clicar no botão abaixo. Material totalmente gratuito!

Baixar Checklist de Manutenção

E aí, como você costuma fazer a manutenção do seu aquário? Conte-nos!