Como escolher a loja de aquarismo

Como escolher uma boa loja de aquarismo

Ir à loja de aquarismo para comprar nossos novos peixes é sempre uma experiência feliz. Afinal de contas, estaremos adquirindo novos pets para tornar a nossa casa ou local de trabalho em um ambiente mais colorido e cheio de vida. E, por isso mesmo, saber como escolher uma boa loja de aquarismo é essencial para o sucesso do nosso aquário.

Pois assim como um restaurante, a qualidade e o zelo que o lojista demonstra em aspectos gerais, também reflete na qualidade e saúde dos animais que ele comercializa. Hoje em dia nos restaurantes, são exigidas normas sanitárias e fiscalizações que obrigam a obedecerem normas mínimas de higiene e limpeza.

Porém, nas lojas de aquário isso não ocorre. Desta forma, saber como avaliar uma loja vai te ajudar a comprar peixes mais saudáveis e evitar doenças.

Venha conosco do Blog Escola de Aquário para saber três pontos cruciais na hora de comprar os seus novos peixinhos. Aproveitando a ocasião, convidamos a todos a conhecer a Aquarius Hobby, loja de aquarismo administrada pela família de Thiago Cruz, fundador aqui da Escola de Aquário.

Aquarius Hobby

Link oficial: clique aqui.

Endereço:
Rua Dr. Armando Sales de Oliveira, 730. Bairro Taquaral – Campinas-SP. CEP: 13076-015

Contatos:
Email: [email protected]

Horário de funcionamento:
Segunda à Sexta, das 8h00 às 18h00.
Sábados, das 8h00 às 14h00.

E agora, vamos aos pontos:

1. Você observa algum peixe doente, morto ou moribundo?

Não há nada pior do que chegar à loja de aquarismo e se deparar com peixes doentes. É preciso prestar muita atenção nas condições dos animais nos aquários em que eles estão expostos. Cheque sua respiração, escamas, nadadeiras, se existem manchas no corpo do animal. Peça para o(a) atendente da loja jogar um pouco de ração no aquário e veja se os peixes estão se alimentando normalmente. São pequenos detalhes que farão toda a diferença quando o seu aquário for povoado por esses peixes.

Para o aquarista iniciante pode ser um pouco mais difícil observar esses pontos, pois ele não conhece ao certo o que é um peixe doente, mas você pode facilmente pesquisar na Internet por fotos com o termo Fish Disease e vão aparecer diversas fotos e desenhos mostrando as principais doenças, facilitando e orientando quais aspectos importantes observar.

2. Os aquários estão com vidros, enfeites, rochas devidamente limpas?

Muitas lojas expõem seus peixes à venda em lindos aquários cheios de decorações, passando uma primeira ótima impressão. Ao olhar mais de perto, porém, você se depara com sujeiras nos vidros do aquário, rochas e enfeites. A primeira impressão é então rapidamente substituída por um sentimento de tristeza em relação aos peixinhos ali expostos. Cheque sempre as condições dos aquários, não deixe passar nenhum detalhe.

3. O sistema de filtragem e oxigenação estão funcionando corretamente?

Uma das primeiras lições que todo aquarista aprende é sobre a imensa importância do sistema de filtragem. Os filtros eliminam os resíduos de comida e detritos produzidos pelos peixes. Sua finalidade é manter a água sempre tratada e limpa. Sem um bom sistema de filtragem, o ecossistema do aquário tende a entrar em colapso com o tempo, podendo levar os peixes a ficarem doentes. Não deixe de checar sempre se os filtros dos aquários da loja estão funcionando corretamente e, diante de qualquer anomalia, evite de comprar os peixes expostos nesse aquário e comunique o responsável com urgência.

Gostou das nossas dicas? Com o curso Os Segredos dos Aquários de Água Doce, você terá um guia completo com informações de qualidade e organizadas do iniciante ao avançado.

Este texto faz parte da Aula Como Comprar Peixes da Maneira Correta, com 10 Tópicos no total ensinando como comprar e soltar os peixes da maneira correta.

Clique no banner abaixo para saber mais. E não deixe de comentar sobre o que você achou deste artigo!