Quais são os tipos de aquário de água doce? – Parte 1/3

Quando montamos nosso primeiro aquário é muito comum o erro cometido pela grande maioria dos aquaristas em imaginar que é possível misturar todos os peixes da loja no mesmo aquário.

Com frequência, dou suporte a aquaristas que estão com problemas de peixes brigando, morrendo ou que não conseguem deixar os parâmetros equilibrados, principalmente porque faltou a informação que Nem todo peixe pode ser colocado junto ou em qualquer tamanho de aquário.

Nós criamos o ebook Os 7 Erros Que Mais Matam Peixes no Aquário de Agua Doce, que detalha os erros e como corrigi-los. Se você quer saber mais, basta acessar a página abaixo para ler um artigo sobre o ebook:

Antes de mais nada, você precisa saber que devemos estudar um pouco sobre quais peixes queremos, antes de comprá-los, pois eles possuem comportamentos diferentes, crescem em tamanhos bem variados e gostam de qualidade de água distinta. Dessa forma, podemos classificar os aquários em Tipos, Grupos ou Biótopos com características semelhantes para cada modelo.

Nesta semana, nós do Blog Escola de Aquário vamos iniciar a conversa sobre quais são os 8 tipos de Aquário de água doce mais comuns. Existem inúmeras formas de classificar os peixes que convivem bem entre si, por isso, separamos 8 tipos de aquários para você, todos muito bonitos, cada um com suas características particulares.

Encontre tudo para o seu aquário de água doce na Aquarius Hobby. Basta clicar no link abaixo:

Nós contamos com um catálogo de fichas de plantas aquáticas aqui mesmo em nosso blog. Para acessar, clique aqui.

1 – Aquário Plantado

Nós já conversamos bastante sobre os belíssimos aquários plantados aqui em nosso blog, incluindo sobre o mestre Takashi Amano, responsável pela popularização mundial deste tipo de aquário.

Leia mais sobre aquários plantados:
– Curso Aquário Plantado Fácil
– Tudo sobre a vida de Takashi Amano
– 9 peixes baratos para aquário plantado
– 9 Plantas Low Tech para aquário plantado
– Como montar um aquário plantado – Parte 2/2
– Como montar um aquário plantado – Parte 1/2
– Como Transformar Um Aquário Comum em Aquário Plantado

Existem basicamente dois tipos de aquário plantado:

Alta Demanda ou popularmente chamado por High Tech, e Baixa Demanda, conhecidos por Low Tech. A diferença? High Tech são aquários mais sofisticados e focados em plantas que exigem uma condição de CO2, substrato fértil e Iluminação maiores. Também dosamos fertilizantes e as trocas parciais de água são frequentes, exige um cuidado maior do aquarista.

Low Tech são montados com menos sofisticações, apresar de ser importante manter condições de iluminação, substrato fértil e CO2 mínimas.

As plantas têm característica de crescimento mais lento, por isso não necessitam de tanto cuidado e atenção quanto as de alta demanda.

Quer aprender mais sobre como montar um aquário plantado? Acesse nosso curso Aquário Plantado Fácil e aprenda tudo sobre Aquapaisagismo. Clique aqui e saiba tudo!

Peixes Indicados para Plantado:

Neon cardinal
Neon Innesi
Neon verde
Ramirezi
Apistograma
Rodostomus
Rosáceos
Borboleta Strigata
Otocinclus
Tetra Black Phanton

2 – Aquário para Peixe Betta

Pequeno e simples de cuidar, o aquário para peixe Betta se destaca por ser um dos mais recomendados para aquaristas iniciantes. Apesar de toda a sua simplicidade, é bom sempre lembrar que o peixe Betta é agressivo, principalmente com outros da mesma espécie.

Portanto, caso você queira realmente colocar mais de um betta em um mesmo espaço, será necessário ter um aquário maior e muito mais cuidados.

Também recomendamos que adicione algumas plantas para deixar o aquário o mais natural possível.

O pH do Betta deve ficar em torno de 6.8 a 7.2, amônia e nitrito zerados.

3 – Aquário Comunitário de Água Alcalina (Aquário de peixes tropicais alcalino)

Composto essencialmente por peixes não territorialistas e passivos. Por possuir uma extensa variedade de peixes, cores e layouts, o aquário comunitário é um dos tipos de aquário mais populares entre aquaristas.

Quais são os tipos de Aquário de água doce? - Parte 1/2

Este tipo de aquário é normalmente a porta de entrada para o Aquarismo, pois são os peixes mais comuns e fáceis de cuidar que encontramos nesse modelo de aquário. Os principais peixes são:

Espada
Platy
Molinesias
Mato grosso
Paulistinha
Tetra preto
Tetra rosa
Cascudo
Comedor de alga chinês
Bótia yoyo (lohachata)
Bótia macracantha (palhaço)

O pH deve ser mantido em torno de 7.2 a 7.4, amônia e nitrito zerados, a temperatura entre 26 e 28 graus celsius. Você pode colocar plantas naturais de baixa demanda e artificiais.

Quais são os tipos de Aquário de água doce? - Parte 1/2

4 – Aquário Comunitário de Água Ácida (Aquário de peixes tropicais ácidos)

Este aquário é composto principalmente por peixes que vivem em pH entre 6.2 até 6.8, amônia e nitrito zerados, temperatura entre 26 e 29 graus celsius (principalmente para os peixes amazônicos).

Quais são os tipos de Aquário de água doce? - Parte 1/2

É um aquário que exige um pouco mais de cuidado e atenção, pois na grande maioria das vezes é necessário diminuir o pH antes de introduzir os peixes, visto que o pH da água da torneira tende a ser mais alcalino, os animais podem ser os já listados no Aquário plantado e os da lista abaixo:

Acará bandeira (cuidado se for colocar com neon pois eles costumam comer os neons)
Acará disco
Tetra red phanton
Tetra pinguim
Tetra tucano
Tetra amandae
Corydoras de diversas espécies.

Deixe o seu comentário!

Gostou deste artigo sobre quais são os tipos de Aquário de água doce e os 8 tipos de Aquário de água doce mais comuns?? Fique à vontade para enviar a sua mensagem por aqui mesmo, ou através da página de Contatos do nosso site clicando aqui. Responderemos a sua mensagem com o maior prazer!