Tudo sobre a vida de Takashi Amano

Tudo sobre a vida de Takashi Amano

Neste primeiro artigo histórico muito especial, nós do Blog Escola de Aquário vamos contar tudo sobre a vida de Takashi Amano. Precursor do aquapaisagismo estilo Nature Aquarium, Amano encheu os nossos olhos com uma linda obra que permanece singular 5 anos após a sua morte.

Amano introduziu revolucionárias técnicas de jardinagem japonesas e o conceito wabi sabi ao layout de aquários plantados, tornando-se um mestre internacional nesse conceito. Ao recriar florestas tropicais em aquários com detalhes impressionantes, marcou seu nome para sempre no coração de aquaristas e apaixonados por natureza do mundo todo.

Retratando a natureza intocada

Amano nasceu em julho de 1954 na cidade japonesa de Niigata, capital da província de mesmo nome e lar de aproximadamente 777 mil habitantes. Sua paixão por fotografar a natureza começou aos 21 anos, em 1975.

Tudo sobre a vida de Takashi Amano

Nessa época, visitou uma série de florestas tropicais na África Ocidental, Amazônia e Bornéu, além de florestas selvagens das regiões mais remotas do Japão. Suas lentes captaram uma série de lindas fotos retratando a harmonia da natureza intocada, revolucionando o modo como fotografias de natureza eram tiradas. Seu trabalho detalhista e cheio de vida popularizou o nome de Amano nos anos seguintes. Diversas exposições e publicações foram apresentadas ao redor do mundo, ganhando aclamação internacional.

Tudo sobre a vida de Takashi Amano

Defensor do meio-ambiente, Amano palestrou sobre suas expedições fotográficas e suas experiências na natureza pelos lugares em que visitou. Defendeu a importância ambiental de programas de plantio de árvores.

“Aprenda com a natureza, crie a natureza”

Tudo sobre a vida de Takashi Amano

“Visualize o Aquário da Natureza com as Imagens Tiradas da Natureza”

Fotografias de paisagens e Aquários Plantados habitualmente podem não estar relacionadas. Mas, na mente de Amano, eles estão unidos intimamente um ao outro como um constante desenvolvimento de atividade criativa.

O estilo Nature Aquarium teve sua essência na observação da Natureza. De acordo com a definição “Aprenda com a Natureza”, o Nature Aquarium é uma interpretação para o layout de aquários plantados que não poderia ser desenvolvido sem a existência da natureza.

Amano disse que acumulava inúmeras imagens da natureza em sua mente ao tirar inúmeras fotografias de paisagens. Essas imagens foram refletidas na criação de layouts do Nature Aquarium. Isso é o que o Nature Aquarium é fundamentalmente diferente de outras técnicas de layout de aquários plantados.

A.D.A. – AQUA DESING AMANO

Em 1992, Takashi Amano criou a ADA, empresa focada em desenvolver soluções para aquapaisagismo. Em nosso próximo artigo, vamos falar a fundo sobre essa incrível empresa e o quanto ela produz de tecnologia para aquapaisagistas de todo o mundo.

Livros e exposições

Ao todo, Amano publicou 19 livros entre 1992 e 2011. De sua extensa bibliografia, destacam-se obras como “Nature Aquarium World” (1994), “Aquarium Plant Paradises” (1997) e “The Rio Negro” (2004), este último uma belíssima coletânea de imagens da bacia do Rio Negro, maior afluente do rio Amazonas, durante 9 anos de expedição por aquela região.

A primeira exposição de Takashi Amano ocorreu em 1998, no Japão. Chamada de “Urin-Ujou”, foi um imenso sucesso que abriu as portas para mais 11 exposições que ocorreriam até o ano de seu falecimento, em 2015. A grande maioria desses eventos ocorreu mesmo no Japão, porém, suas exposições temporárias chegaram a Qatar (“Sado – a Natural Treasure of Japan”), India (“Takashi Amano in India for Aquatika 2009”) e Portugal (“Florestas Submersas”).

Florestas Submersas by Takashi Amano

Quem visitou o Oceanário de Lisboa para a exposição temporária “Florestas Submersas” certamente ficou deslumbrado com o que viu. A peça principal era simplesmente o maior aquário plantado (também chamado de nature aquarium) do mundo, com 40 metros de comprimento e 160 mil litros de água doce. Uma experiência imersiva que estimulava os sentidos por meio do cheiro e dos sons das florestas tropicais reproduzidas por Amano.

Curiosidades sobre a exposição Florestas Submersas:

– Foram utilizadas 40 espécies de peixes tropicais de água doce e 46 espécies de plantas aquáticas;

– 12 toneladas de areia, 25 toneladas de rocha vulcânica e 78 troncos de árvores formavam o layout do aquário;

– O aquário, por si só, já era majestoso: 160 m3 de volume, em forma de “U”, com 40m de comprimento, 2,5m de largura e 1.45m de altura.

Takashi Amano nos deixou em agosto de 2015, aos 61 anos, em decorrência de uma pneumonia. Sua pessoa se foi, mas seu nome e legado permanecem irretocáveis. Se você ainda não teve a oportunidade de conhecer a fundo o trabalho desse grande gênio da Aquariofilia, vale muito a pena procurar por sua obra. Você ficará deslumbrado(a).

Fotos retiradas do site: https://www.adana.co.jp/

Deixe o seu comentário!

É sempre bom poder conhecer melhor a história daqueles que ajudaram a consolidar o aquarismo como uma paixão mundial, não é mesmo? Fique à vontade para enviar a sua mensagem por aqui mesmo, ou através da página de Contatos do nosso site clicando aqui.

- -

grátis

Participe do nosso grupo de aquarismo!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp para tirar suas dúvidas sobre aquarismo, ficar por dentro de novidades na área e ser o primeiro a saber sobre os lançamentos de novos cursos!

Quero participar do grupo Quero participar do grupo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-book grátis:

Tudo o que você precisa saber sobre aquário plantado.

Para baixar o conteúdo, basta preencher o formulário abaixo.