Quais são os tipos de aquário de água doce? – Parte 3/3

Encerrando nosso especial sobre quais são os tipos de aquário de água doce? – Parte 3/3, nós do Blog Escola de Aquário vamos destacar mais três tipos de aquário que você, amigo(a) aquarista, poderá ter em sua casa ou local de trabalho.

Perdeu os artigos passados ou gostaria de relembrá-los? Clique nos links abaixo e boa leitura!
– Quais são os tipos de aquário de água doce? – Parte 1/3
– Quais são os tipos de aquário de água doce? – Parte 2/3

8 – Aquário de Acará Discos

Também conhecido como ‘rei do aquário’, o Acará Disco é um belo peixe pacífico de cores exuberantes, que gosta de uma água morna em torno dos 28 graus. Você pode colocar outros peixes menores e decorar com algumas plantas, mas o centro das atenções será sempre esse peixe bonito e tão querido dos aquaristas.

É importante montar um aquário com pelo menos 200 litros (ideal acima de 400 litros), e pelo menos uns 5 a 7 Discos, pois eles são peixes de cardume. No entanto, tenha cuidado para escolher quais serão os outros peixes, visto que o Disco pode ficar acuado e parar de se alimentar.

Os Discos selvagens preferem pH mais ácido, abaixo de 6,8, já os criados tende a ficar com o pH em torno de 6.4 a 7.0, já amônia e nitrito zerados.

São peixes muito inteligentes e sociais, que criam carisma com o Aquarista. Cuidei de um aquário por anos, os peixes já estavam tão acostumados que vinham na minha mão e deixavam fazer “carinho”.

Tenha cuidado com peixes como Cascudo e outros do tipo comedores de algas, pois o Disco libera um muco protetor que esses peixes gostam e eles ficam “ grudados” nos Discos, e acabam estressados e machucados.

Algumas opções de peixes que podemos colocar juntos (com cautela) são:

Neon Cardinal (pode ser predado por discos adultos)
Neon Innesi
Rodostomus
Rosaceus
Ramirezi ouro
Ramirezi azul
Apistograma
Papilocromis
Corydoras em geral
Melanotaenias em geral
Acará bandeira (com cautela, pois se for em um aquário pequeno, os Bandeiras podem estressar os Discos)

9 – Aquário Camarão Caridina e Neocaridina

Sim, não é necessário apenas ter peixes no aquário. Hoje em dia, está se tornando comum montarmos aquários para outros tipos de animais.

Os Camarões ornamentais não poderiam ficar de fora. As principais espécies são os Caridinas e Neocaridinas.

Na Escola de Aquário temos o curso completo ministrado pelo criador Erich Broda da Shrimp (www.shrimps.com.br) onde você irá aprender em detalhes tudo o que precisa para começar a criar esses incríveis animais em seu aquário.

Eles preferem pequenos aquários com cerca de 20 até 60 litros (ideal para grandes centros urbanos). Os Neocaridinas são menos exigentes quanto a equipamentos e parâmetros necessários, sendo que o importante é manter pH em torno de 6.5, amônia e nitrito zerados, KH em torno de 3 (Caridina prefere KH 1) e GH cerca de 4.

O principal cuidado é com os peixes que iremos colocar juntos, o ideal é mantermos apenas os camarões, visto que são pequenos, cerca de 1 a 1,5 cm quando adultos.

Recomendamos acrescentar bastante plantas naturais, pois gostam bastante, e não se preocupe muito com as algas. Procure limpar apenas o vidro da frente, pois eles amam bastante de se alimentar delas.

Quais são os tipos de aquário de água doce? – Parte 3/3

Um fato muito interessante é que eles costumam se reproduzir com facilidade, e com o tempo você pode trocar alguns exemplares entre amigos aquaristas.

Não vamos recomendar peixes para colocar junto devido ao risco de serem predados.

10 – Aquário de Água Salobra

Este é um modelo de aquário pouco abordado normalmente, visto que não é fácil encontrar peixes de água salobra, sem contar as tradicionais Molinésias.

Quais são os tipos de aquário de água doce? – Parte 3/3

Informação de qualidade em português também é escassa, desta forma, recomendamos que você leia o artigo abaixo:

Aquários de água salobra

Escrito por João Luis Ferreira, onde ele aborda com maiores detalhes este modelo de aquário.

Quais são os tipos de aquário de água doce? – Parte 3/3

Assim como conversamos sobre os outros tipos de aquário, é muito importante manter um sistema de filtragem eficiente para garantir uma boa qualidade da água.

O pH pode variar dependendo da espécie, mas fica em torno de 7.0 até 8.5, e temperatura entre 25 e 28 graus. Por serem peixes salobros, é importante medir a densidade que deve ficar em torno de 1005 até 1015.

Quais são os tipos de aquário de água doce? – Parte 3/3

Não é necessário utilizar sal para aquário marinho, muito menos sal de cozinha; a recomendação é subir a densidade com sal específico para peixes de água salobra. O Seachem Brackish é uma ótima opção, e para saber qual a dosagem correta a se utilizar, você pode conversar com o lojista onde está adquirindo o peixe ou ler a sugestão do rótulo.

Você pode ainda cultivar plantas naturais, tais como: Anubias, Cryptocorynes, Microsorum, Echinodorus entre outras.

Lembrando que existe variação de densidade e de comportamento entre as espécies.

Quais são os tipos de aquário de água doce? – Parte 3/3

Os peixes que vivem em água salobra são encontrados em diversos continentes, os principais são:

Molinésias (Poecilia sp.)
Peixe abelhinha (Brachygobius xanthozonus)
Peixe vidro (Parambassis ranga)
Scatophagus (Scatophagus argus)
Arqueiro (Toxotes jaculatrix)
Monodactylus (Monodactylus argenteus)
Baiacú figura 8 (Dichotomyctere ocellatus)
Mudskipper (Periophthalmus barbarus)
Jordanella Floridae
Mexerica (Etroplus maculatus )
Tralhoto (Anableps anableps)

Deixe o seu comentário!

Gostou deste artigo sobre Quais são os tipos de aquário de água doce? – Parte 3/3?? Ficou com alguma dúvida ou gostaria de compartilhar suas próprias experiências conosco? Fique à vontade para enviar a sua mensagem por aqui mesmo, ou através da página de Contatos do nosso site clicando aqui. Responderemos a sua mensagem com o maior prazer!

-

grátis

Participe do nosso grupo de aquarismo!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp para tirar suas dúvidas sobre aquarismo, ficar por dentro de novidades na área e ser o primeiro a saber sobre os lançamentos de novos cursos!

Quero participar do grupo Quero participar do grupo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-book grátis:

Tudo o que você precisa saber sobre aquário plantado.

Para baixar o conteúdo, basta preencher o formulário abaixo.