Quais são os tipos de aquário de água doce? – Parte 2/3

Quais são os tipos de aquário de água doce? - Parte 2/3

Continuando o nosso especial sobre quais são os tipos de aquário de água doce – parte 2/3, vamos destacar alguns aquários muito bonitos que você pode ter em sua casa ou local de trabalho. Ter um aquário traz diversos benefícios para nós, incluindo para crianças, entre eles estão: contribui para o aprendizado na escola, ensina sobre responsabilidade, desperta a criatividade, ensina a lidar com a perda, além de ser um hobby muito divertido para as crianças.

Clique abaixo e leia à primeira parte do nosso especial:
– Quais são os tipos de aquário de água doce? – Parte 1/3

Quais são os tipos de aquário de água doce? - Parte 2/3

5 – Aquário de Ciclídeos Africanos

Por gostarem de um pH bem mais alcalino do que a maioria dos outros peixes suportariam, acima de 8.0, os Ciclídeos Africanos precisam de um aquário só para eles. Ter um aquário deste tipo é ter um aquário muito colorido e vistoso, uma vez que essa espécie de peixe é conhecida por suas cores vivas e intensas.

Quais são os tipos de aquário de água doce? - Parte 2/3

Também são conhecidos por serem territorialistas e agressivos, desta forma não são recomendados para pequenos aquários (ideal acima de 200 litros no mínimo).

Quais são os tipos de aquário de água doce? - Parte 2/3

A amônia e nitrito devem estar zerados, pois quanto mais alto o pH, mais tóxico se torna a amônia. Um bom sistema de filtragem é essencial para este tipo de aquário. Clique aqui e saiba mais.

Outro ponto positivo é que os Ciclídeos Africanos se sentem confortáveis em uma densidade maior de peixes em um mesmo aquário. Decore com muitas rochas e cavernas, crie um ambiente natural bonito e que dê contraste com o colorido dos peixes.

Quais são os tipos de aquário de água doce? - Parte 2/3

Eles podem ser divididos pelos lagos em que vivem na África: Malawi, Victoria e Tanganica.

Os Ciclídeos Tanganyikas costumam crescer menos e são menos agressivos. Já os Ciclideos Malawi e Victoria podem ser misturados com maior facilidade, mesmo assim, fique sempre de olho para possíveis brigas por território.

Peixes indicados para Aquário Tanganyika:

Quais são os tipos de aquário de água doce? - Parte 2/3

Família dos Tropheus (Duboisi, Bemba Red, Moorii, Ikola Kaiser)

Quais são os tipos de aquário de água doce? - Parte 2/3

Brichardi

Quais são os tipos de aquário de água doce? - Parte 2/3

Leleupi orange
Julidocromis Marlieri

Peixes indicados para Aquário Mbuna (Peixes mais comuns e mais comercializados)

Quais são os tipos de aquário de água doce? - Parte 2/3

Auratus
Auratus azul
Socolofi
Lombardoi
Elongatus
Demasoni pombo
Cynotilapia afra white

Peixes indicados para Aquário Aulonocaras (Cores e beleza incrível)

Quais são os tipos de aquário de água doce? - Parte 2/3

Aulonocara red apache
Aulonocara Usiya
Aulonocara nyassae blue
Aulonocara eureka
Aulonocara firefish
Aulonocara eletric blue iceberg
Aulonocara jacobfreibergi

6 – Aquário Jumbo

Este tipo de aquário é voltado para peixes que crescem bastante, mais agressivos, como Oscar, Tucunaré, Polypterus, Aruanã, entre outros tipos conhecidos por seu temperamento pouco amigável. Peixes desse tipo podem chegar a matar outros peixes, persegui-los e comê-los como alimento.

Por conta dessa característica marcante, o aquário jumbo tem mais chances de sucesso caso os peixes cresçam juntos. Quando são mais adultos, introduzir um peixe novo torna-se uma missão desafiadora.

Se você quer montar um aquário para este tipo de peixes, deve ser superior a 600 litros, porém o recomendado fica acima de 1000 litros, visto que esses peixes vão crescer muito.

É comum encontrarmos uma grande quantidade de peixes jumbos sendo criados em grandes quantidades em aquário pequenos, pois de forma errada o aquarista pensa que se limitar o tamanho do aquário, vai limitar o tamanho máximo do peixe quando adulto. Na verdade, o que está acontecendo é aumentando a quantidade de produção de material orgânico (fezes e restos de ração). vai resultar em quebra do ciclo do nitrogênio, aumento de amônia e nitrito. Por sua vez, vai causar uma grande mortandade no aquário ou em casos mais leves, diminuir a imunidade dos peixes, que ficarão mais vulneráveis a doenças.

Por isso, em aquários jumbos é essencial ser bem dimensionado e ter um excelente sistema de filtragem química, biológica e mecânica. Também podemos acrescentar esterilizantes para dar conta de consumir todo o material orgânico produzido diariamente pelos animais.

Leia este artigo onde detalhamos a importância de um sistema de filtragem clicando aqui.

Em nosso ebook 7 Erros, mostramos uma tabela com sugestão para dimensionar quanto é a litragem necessária para cada peixe no aquário, vamos dar um exemplo com peixes jumbos. Clique no banner abaixo e confira!

Primeiro, precisamos saber o tamanho do peixe quando adulto. Vamos usar aqui o Oscar que chega até a 40 cm de comprimento, ai calculamos de 5 litros de água para cada 5cm de peixe quando adulto, a conta fica assim:

40 cm x 5 lt = 200 Litros de água no aquário esse peixe necessita.

Esta conta pode assustar, pois existem aquaristas que colocam 5 Oscars em um aquário de 200 litros, mas você deve ter em mente que a nossa prioridade é zelar pela saúde e bem-estar dos nossos animais, por isso, evite o excesso de peixes jumbos e procure ter menos peixes e proporcionar uma qualidade de vida adequada.

Não caia no erro de comprar mais peixes por serem pequenos e quando forem crescendo você vai aumentando o aquário. Sei que é tentador, mas na grande maioria das vezes, os peixes vão crescer, começar a brigar, desequilibrar o sistema para depois disso o aquarista trocar o aquário.

Comece já com o aquário em tamanho ideal ou reduza a quantidade ou espécies que irá ter em seu aquário.

Os peixes mais comercializados são:

Oscar
Acará Severo
Aará festivo
Salvini
Uaru
Pacu
Tucunaré
Aruanã
Pirarucu
Arraias (diversas)
Gar Fish
Tigrinus
Jaraqui
Datniodes

7 – Aquário para Kinguio ou Peixe Japonês

Os Kinguios, comumente chamados de peixes japoneses, possuem a cauda comprida e movimentos mais lentos e graciosos, além de gostarem de água mais fria. O aquário precisa ser maior e não recomendamos decorar com plantas naturais, uma vez que estes tipos de peixes costumam mordiscá-las por serem animais herbívoros.

Eles também são exemplo de animais que devem ser colocados em menor quantidade, mesmo não sendo agressivos, produzem muito material orgânico (fezes), e por isso, “sujam” o aquário com maior facilidade. Todavia, não deixam de ser um dos peixes mais comercializados. e por isso integram o nosso artigo sobre quais são os tipos de aquário de água doce – parte 2/3.

O segredo está em alimentar sem exageros e trabalhar com ração de qualidade, também não podemos deixar de fora o filtro que será utilizado neste aquário, visto que ele irá consumir os dejetos produzidos.

A Sociedade Brasileira de Kinguios (SBK) possui um cálculo de quantos peixes podemos colocar no aquário, a regra é simples:

O primeiro Kinguio precisa de 100 litros de água, os demais 80 litros.

Então se quero montar um aquário com 6 kinguios. preciso de 100 litros de água pro primeiro e mais 400 litros (5 peixes x 80 litros cada) pros demais. No total seria interessante um aquário de 500 litros para 6 kinguios viverem bem, segundo a SBK.

Pode parecer muito, se levarmos em conta que compramos os peixes pequenos, todavia, eles crescem bastante, desta forma, o recomendado é já colocá-los no aquário pensando desde o início o tamanho que vão alcançar quando adultos, algumas raças podem passar 25 cm.

Assim como os Peixes Jumbos, os melhores filtros para aquário de Kinguio são Canister e Sump, pois comportam uma quantidade maior de mídias de filtragem, o que resulta em maior estabilidade para o sistema.

Normalmente, não é recomendado misturar outras espécies de peixes com os kinguios, pois eles são muito pacíficos e podem ser mordiscados e ficar doentes facilmente.

Mas é possível fazer alguns testes com Bótia Yoyo, Bótia Macracantha, Mini Arraia, Comerdor de Alga siames e outros peixes que vivem mais no fundo, sempre com cautela.

As principais raças de kinguio são:

Kinguio 3 caudas
Kinguio cometa
Kinguio Kohaku
Kinguio telescópio
Kinguio red cap
Kinguio oranda
Kinguio cabeça de leão

Deixe o seu comentário!

Gostou deste artigo sobre Quais são os tipos de aquário de água doce – Parte 2/3?? Fique à vontade para enviar a sua mensagem por aqui mesmo, ou através da página de Contatos do nosso site clicando aqui. Responderemos a sua mensagem com o maior prazer!

grátis

Participe do nosso grupo de aquarismo!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp para tirar suas dúvidas sobre aquarismo, ficar por dentro de novidades na área e ser o primeiro a saber sobre os lançamentos de novos cursos!

Quero participar do grupo Quero participar do grupo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-book grátis:

Tudo o que você precisa saber sobre manutenção de aquário.

Para baixar o conteúdo, basta preencher o formulário abaixo.