Quais as vantagens de usar CO2 em aquário plantado?

Quais as vantagens de usar CO2 em aquário plantado?

Em nosso primeiro artigo de 2021, nós da Escola de Aquário vamos conversar sobre quais as vantagens de usar CO2 em aquário plantado. Se você, amigo(a) aquarista, quer saber mais sobre aquários plantados, basta passear pelos links abaixo para acessar outros artigos de nosso blog sobre o tema:

– Aula: Como Transformar Um Aquário Comum em Aquário Plantado
– 7 plantas muito fáceis para Aquário Plantado
– Vídeo: Achei um aquário plantado magnífico!

Encontre tudo o que você precisa para o seu aquário plantado na Aquarius Hobby. Basta clicar no link abaixo:

Site oficial Aquarius Hobby – Aquários Plantados

Porque usar CO2 em aquário plantado

Quer aprender como montar um aquário plantado incrível? Saiba que ter plantas saudáveis não é algo difícil e que exige muita experiência, na realidade, é necessário um conhecimento básico e disciplina na manutenção, mas principalmente utilizar os produtos e equipamentos corretos.

Um dos principais erros que o aquarista iniciante comete é começar o aquário plantado sem estudar e pesquisar sobre o assunto. Ele simplesmente vai na loja, compra algumas plantas e pronto… Imagina que em breve todas as plantas vão começar a se desenvolver igual aos vídeos que ele assiste na Internet.

Mas não é assim, primeiro, precisamos pontuar duas coisas:

Qual a diferença entre Aquário Plantado (Nature Aquarium) e Aquário com Plantas Naturais… repare bem que os dois possuem plantas, mas a principal diferença é:

A- Aquário com Plantas Naturais: É montado com o intuito de possuir plantas, sem se preocupar com as espécies, onde vão ficar posicionadas, Layout, Harmonia, Regra do Terço, Lei Áure, Substrato Fértil, CO2 e fertilização líquida.

Neste tipo de aquário as plantas possuem um papel de “Coadjuvante”, e o objetivo é apenas dar um toque mais natural ao aquário.

B- Aquário Plantado: Neste modelo o objetivo é focar nas plantas elas são às “Protagonistas”  do aquário, por isso, se queremos um aquário bonito e em harmonia, vamos ter que nos atentar a estes pontos:

1 – Dimensão do Aquário (Proporção)
2 – Iluminação
3 – Filtragem
4 – Substrato Fértil
5 – Fertilização Líquida (Carência ou Excesso de nutrientes)
6 – Peixes
7 – Plantas
8 – Algas
9 – Fotografia
10 – Testes de água
11 – Manutenção

Mas calma, Aquarista… rsrsrs… você não precisa estudar 4 anos e fazer mestrado em botânica aquática para montar um belo plantado, também não é essencial investir valores elevados em equipamentos e acessórios.

O mais importante é compreender que você está em um processo de aprendizagem. Não se culpe e nem se frustre se sua primeira montagem não sair do jeito que você esperava. Isso já aconteceu comigo diversas vezes também.

Procure começar com um substrato fértil de boa qualidade, uma iluminação adequada e Gás Carbônico, mais conhecido como CO2. Ele será um dos principais fatores para lhe ajudar no desenvolvimento das plantas.

Naturalmente, todo aquário já produz CO2 por conta da respiração dos peixes; toda via, a concentração é muito baixa e poucas plantas conseguem se desenvolver de forma saudável com essa concentração. Desta forma, é recomendado aumentar os níveis de CO2 no aquário (com cautela, pois se exagerar, vai diminuir o oxigênio disponível e os peixes vão começar a morrer, ok? atenção !!! )

Você pode utilizar o Sistema de CO2 biológico com adição de fermento e outras substâncias em uma garrafa. A reação das bactérias vai resultar em Gás Carbônico, ai é só colocar uma mangueira na garrafa e a outra ponta dentro do Aquário, para começar a elevar o CO2.

Na teoria é simples… mas fazer um CO2 caseiro pode apresentar inúmeras desvantagens que vamos listar em futuros artigos. Porém, existe uma opção muito boa a confiável da Acquafauna Bio CO2 (para acessar clique aqui) que possui um valor em conta e que atende bem aquários entre 30 e 70 litros para quem está iniciando.

Agora, se você possui um aquário maior ou busca por melhor precisão, existem os Cilindros de Gás Comprimido (para acessar clique aqui) que vão fornecer a quantidade ideal, porém, seu custo pode ser um fator que vá influenciar na escolha de qual sistema escolher para seu aquário.

DICA: Se você está com o orçamento baixo e mesmo assim quer iniciar com aquário plantado, procure começar com aquários pequenos, de 50 a 80 litros, pois desta forma o valor inicial e de manutenção será bem menor, desta forma será possível adquirir os produtos ideias para as plantas.

Vamos listar abaixo quais as vantagens de usar CO2 em aquário plantado:

1. Ciclo de Calvin

Você já ouviu falar em Ciclo de Calvin? É como é chamado o mecanismo biológico das plantas. Trata-se de uma enzima que retém o CO2, transformando-o em uma molécula de açúcar pela fotossíntese. É essencial para a existência das plantas, e sem a adição de CO2 em um aquário plantado, o seu ecossistema poderá entrar em colapso com o tempo.

2. Plantas mais saudáveis

Em um aquário sem um bom sistema de CO2, é natural as plantas parecerem doentias, pálidas, sem vida,, podendo prejudicar todo o seu aquário plantado. Aproximadamente 40% das espécies de plantas aquáticas não necessitam de CO2, mas elas jamais terão a mesma exuberância e saúde proporcionadas pela adição do gás carbônico. Além disso, são poucas as plantas ornamentais que vemos em aquários de concurso (exposição) que sobrevivem sem gás carbônico.

3. A importância do carbono

A produção de moléculas de glicose que fornecem a energia para as plantas vem do CO2, como fonte primária de carbono na fotossíntese. Mais do que usado para deixar os aquários bonitos, o CO2 é essencial para todos os organismos vivos.

4. Crescimento mais rápido

Quando fornecido CO2, as plantas crescem mais rapidamente e com muito mais saúde. Com isso, a manutenção do aquário será também maior, com podas constantes. Fica claro aqui que ter um aquário plantado de sucesso requer um cuidado e atenção do Aquarista.

Deixe o seu comentário!

E aí, gostou do nosso artigo sobre quais as vantagens de usar CO2 em aquário plantado?? Ficou com alguma dúvida? Quer compartilhar conosco suas experiências com aquário plantado? Fique à vontade para deixar a sua mensagem aqui no nosso artigo ou através do nosso canal de Contato clicando aqui.

grátis

Participe do nosso grupo de aquarismo!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp para tirar suas dúvidas sobre aquarismo, ficar por dentro de novidades na área e ser o primeiro a saber sobre os lançamentos de novos cursos!

Quero participar do grupo Quero participar do grupo

One thought on “Quais as vantagens de usar CO2 em aquário plantado?

  1. Pingback: Como escolher plantas para meu aquário? - Escola de Aquário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-book grátis:

Tudo o que você precisa saber sobre manutenção de aquário.

Para baixar o conteúdo, basta preencher o formulário abaixo.