Posse consciente de peixes, plantas, corais e invertebrados

Nesta semana, nós do Blog Escola de Aquário vamos conversar sobre a Posse consciente de peixes, plantas, corais e invertebrados, assunto esse de extrema importância. Você, amigo(a) aquarista, saberia como dar um fim correto em seu hobby de aquarismo, caso você não o queira mais, ou por algum motivo, não possa mais mantê-lo?

Muitas pessoas tendem a achar que soltar peixes e corais na natureza é a melhor escolha. Na verdade, essa é justamente a pior escolha que alguém pode ter. E neste artigo você vai entender o porquê.

Ecossistema em desequilíbrio

Muitas espécies de peixes e corais que vivem em nossos aquários não são nativas do Brasil. Quando libertadas em rios, lagos, córregos e lagoas, essas espécies podem causar sérios problemas, desequilibrando o ecossistema de uma maneira irreversível.

Transmissão de doenças, competição por alimentos e até mesmo provocar a extinção de espécies nativas da fauna brasileira. Essas são as principais razões pelas quais você não deve libertar peixes de aquário na natureza. O tão querido Peixe Betta, por exemplo, é de origem asiática. Ele não é natural do Brasil e, portanto, jamais deve ser libertado na natureza.

Quando soltamos um peixe num ecossistema que não está preparado para recebê-lo, pode ser o local perfeito, pois com a ausência de predadores naturais ou uma abundante fonte de alimentos, aquele peixe que foi solto com o intuito de “receber um bom lar” pode encontrar muito mais que isso, como é o caso das Tilápias oriundas da África e que hoje já são encontradas praticamente em todo nosso território.

Outro grande exemplo do quão perigoso pode ser o simples fato de soltar um peixe na Natureza é o caso do Lionfish (Peixe Leão), um predador voraz que está se proliferando por todo o Oceano Atlântico e já chegou ao litoral Brasileiro, como mostra uma reportagem da National Geographic que você pode assistir clicando aqui.

Há alguns anos, pesquisadores do Laboratório de Ecologia de Peixes e Invasões Biológicas (Lepib) e da Universidade Estadual de Londrina (UEL) lançaram um alerta sobre o risco biológico e ambiental causado pelo descarte de peixes ornamentais na natureza.

Segundo o alerta, espécies nativas são afetadas pelos peixes exóticos, que passam a dominar o ambiente, estimulando o cruzamento de espécies e eliminando predadores naturais. O grupo de pesquisadores fez ainda um levantamento indicando que a bacia do Rio Paraná foi invadida por aproximadamente 11 espécies de peixes nativos do Pantanal, Amazônia e até da América Central.

Por isso, mesmo que pareça algo legal para o animal, não solte no meio ambiente.

Como proceder então?

Você pode anunciar em grupos de Whatsapp, Fóruns e outras redes sociais, pode até mesmo dar para um colega aquarista que possui um aquário com condições adequadas para o ser vivo que você está entregando, ou simplesmente é possível doar para lojas de aquários que saberão como lidar com essas espécies.

Nós, aquaristas e amantes do hobby de aquarismo, temos de sempre ter noção dos cuidados ao se manter um aquário. Os parâmetros corretos, investimentos necessários, utensílios e tudo o mais que tal hobby exige de nós. Somos os responsáveis pelas vidas que habitam o nosso aquário. Por isso mesmo, caso você não queira ou não possa mais manter o seu aquário, opte por dar um fim correto, ok?

Algo que pode lhe ajudar muito e evitar de comprar peixes indesejáveis é pesquisar antes da compra, descubra qual tamanho vai chegar na vida adulta, se é muito agressivo, ou se come plantas ou corais. Munido dessas informações você fará uma compra mais consciente e diminuirá as chances de ser necessário retirar o peixe do aquário.

Gostou do nosso artigo sobre a posse consciente de peixes, plantas, corais e invertebrados? Compartilhe conosco a sua opinião deixando o seu comentário aqui mesmo nesta página ou através do nosso canal de Contato clicando aqui.