5 Peixes marinhos baratos para aquarista iniciante

Nesta semana, nós do Blog Escola de Aquário vamos passar a dica de 5 peixes marinhos baratos para aquarista iniciante. Conheça um pouco sobre cada uma das espécies listadas com informações que ajudarão você, amigo(a) aquarista, a escolher os preferidos para habitar o seu aquário marinho.

Encontre tudo de melhor para o seu aquário marinho na Aquarius Hobby (Campinas, SP):

Agora sim, vamos aos 5 Peixes marinhos baratos para aquarista iniciante:

1. Peixe Palhaço Ocellaris

Lançado em 2003, a animação “Procurando Nemo” (Pixar/ Disney) foi uma sucesso absoluto em todo o mundo. Mais do que encantar uma geração de crianças e adultos, o filme ajudou a popularizar o peixe-palhaço. Vale ressaltar que essa espécie já era muito querida por aquaristas antes mesmo do filme, devido às suas lindas cores bem definidas que variam do laranja, preto, vermelho, rosa e amarelo. Porém, o filme ajudou a popularizar a espécie para o grande público, fazendo com que as vendas desse peixe tivessem um aumento significativo.

O Peixe Palhaço Ocellaris é pacífico, podendo conviver com outros peixes marinhos sem maiores problemas. É uma espécie que aprecia uma temperatura entre 21 e 28°C, pode chegar até a 11cm quando adulto e se adapta bem a aquários de 50 litros no mínimo.

Ele é hoje em dia o peixe marinho mais criado em cativeiro, devido à sua facilidade na desova e na alimentação dos alevinos (filhotes). Outro detalhe muito interessante é que hoje em dia existem diversas variações de cores e listras que foram desenvolvidas pelos criadores, assim como os peixes de água doce como Carpa e Kinguio, aumentando às possibilidades.

Como comentamos acima, por ser um peixe muito reproduzido por criadores, seu valor também está muito acessível, você encontra esses peixes, a partir de R$ 30,00 até R$ 50,00 os mais comuns, mas é claro que se passamos para outras raças como Black ou Snow White o valor pode aumentar para R$ 180,00, mas em breve essas raças também vão se tornar populares.

2. Blenio Lowmover

Também conhecido como Rock Skipper, Blenio Lawnmover é um peixe ideal para ajudar na limpeza do seu aquário, isso porque ele gosta muito de comer algas, não é a toa que seu nome em inglês Lawnmover signifique cortador de grama. Podem ser agressivos com espécies iguais ou semelhantes em tanques menores. Para muitos, ele lembra até um lagarto ou uma iguana pelo jeito de olhar para a gente.

Deve ser mantido entre 25°C e 28°C e é preciso ter um aquário de, no mínimo, 80 litros, apesar de não ser um peixe de cor exuberante, ele facilita bastante a vida do aquarista quando o assunto é controle de algas.

O valor de venda fica em torno de R$ 80,00 até R$ 140,00.

3. Gobie Yellow Watchman

Conhecidos por formar relações simbióticas com camarões pistola, o Gobie Yellow Watchman é um lindo peixe que gosta de nadar próximos ao cascalho, procurando pequenos crustáceos. É um peixe pacífico com outras espécies, mas extremamente territorial, podendo lutar com sua própria espécie.

Recomendamos um aquário a partir de 50 litros, com rochas vivas em abundância, substrato de Aragonita Coralínea (a base de coral). Em termos de alimentação, gosta de comer camarões, mysis, artemias e outros alimentos vivos. Você pode também servir alimentos congelados e rações especiais para peixes marinhos (Flocos e Granulados).

Possui o hábito de ficar mais escondido, normalmente fica guardando seu território, mas não costuma brigar com outro peixes.
O valor de venda fica em torno de R$ 130,00 até R$ 220,00.

4. Goby Firefish

Originário do Mar Vermelho, o Nemateleotris magnifica é um dos peixes marinhos mais comuns de encontrarmos em lojas de aquarismo, ele não costuma ser agressivo com outros peixes, mas tenha cuidado pois ele pode brigar com peixes de sua espécie. Tenha somente uma unidade em seu aquário.

Gosta de esconderijos e tocas, consomem pequenos crustáceos, poliquetas, você pode oferecer alimentos vivos como Artemia e também congelados, costuma aceitar muito bem às rações industrializadas.

Recomendamos acomodá-lo em um aquário de acima de 50 litros no mínimo, seu tamanho pode chegar a 8 cm e são peixes hermafroditas e alteram o seu sexo de acordo com a dominância.

Um cuidado importante com esse tipo de peixe é não deixar frestas ou espaço na lateral do aquário, pois ele tem o costume de pular para fora. Para os aquaristas que utilizam trava francesa, ela funciona também como uma proteção e diminui às chances do peixe ser encontrado fora do aquário. Se necessário coloque uma tampa para assegurar que ele não vai encontrar uma brecha para escapar.

O valor de venda fica em torno de R$ 120,00 até R$ 220,00.

5. Dottyback Bicolor

A maioria dos peixes Dottyback Bicolor é encontrada nas águas tropicais do Oceano Pacífico Ocidental. São pequenos e muito lindos com suas cores vivas e marcantes. Podem chegar até a 5 cm, são amigáveis com outras espécies, mas podem ser agressivos com a própria espécie. Recomendamos que tenha somente um exemplar deste peixe em seu aquário.

Em termos de alimentação, costuma comer camarões de água salgada, bloodworms, glassworms, ostra ou camarão picado. Por ser uma espécie que gosta de ficar em tocas, é ideal para aquários de coral.

O valor de venda fica em torno de R$ 150,00 até R$ 230,00..

Deixe o seu comentário!

Gostou da nossa lista? Tem algum outro peixe marinho que gostaria de compartilhar conosco? Deixe o seu comentário aqui mesmo no nosso artigo ou através da nossa página de Contato clicando aqui.

grátis

Participe do nosso grupo de aquarismo!

Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp para tirar suas dúvidas sobre aquarismo, ficar por dentro de novidades na área e ser o primeiro a saber sobre os lançamentos de novos cursos!

Quero participar do grupo Quero participar do grupo