No aquarismo, podemos definir parâmetros como componentes que se desequilibram naturalmente (pois aquário é um sistema fechado) e por isso, precisamos medir com regularidade e corrigir quando necessário para evitar grandes alterações.
Um outro exemplo seria quando a gasolina do carro começa a diminuir conforme andamos com ele. Me responda: como saberíamos que está na hora de abastecer se não tivéssemos o indicador no nosso painel e nem o odômetro para saber quantos quilômetros andamos?
No Aquarismo testamos parâmetros Físicos como:
- Temperatura (Termômetro)
- Densidade ou Salinidade (Densímetro, Refratômetro)
E parâmetros Químicos:
- pH
- Amônia
- Nitrito
- Nitrato
- Dureza Total
- Dureza Carbonatada
- Cálcio
- Magnésio
- Fosfato
- Silicato
- Ferro
- Iodo
- Potássio
Mas calma, não realizamos todos estes testes regularmente.
Por isso, é de extrema importância comprar peixes que possuem além de comportamentos semelhantes, parâmetros que se assemelham, assim facilitando sua convivência.
Quais parâmetros devemos testar na água doce e por quê ?
No aquário de Água Doce para quem está iniciando, os principais parâmetros são:
- Temperatura
- pH
- Amônia
- Nitrito
Estes parâmetros devem ser testados a cada 7 ou 10 dias (aproximadamente), pois é natural que sofram alterações e comecem a atingir níveis inadequados para a grande maioria de peixes ornamentais.
Quando temos um aquário com boa concentração de peixes (sem excessos de tamanho e quantidade), um sistema de filtragem maior do que você vai precisar, quando a alimentação é oferecida para que não ocorra sobras e entre outras boas práticas do aquarismo, esses parâmetros tendem a ter uma menor variação.